Uso do smartphone no ensino superior: proposta de integração no curso de administração

Autores

  • Perla Maria Berwanger Universidade Federal do Maranhão
  • João Batista Bottentuit Júnior Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Curso de Administração, Educação superior, Aplicativos, Smartphone

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor a integração do smartphone no ensino superior do curso de Administração na modalidade presencial. A modalidade presencial foi escolhida pela natureza da sua flexibilização, pois permite ao docente maior controle do tempo, do conteúdo e das atividades promovidas em sala de aula. Para cumprir esse requisito, debruçamo-nos sobre o estudo de aplicativos suportados pela plataforma de configuração dos smartphones e no conjunto de disciplinas onde esses aplicativos poderiam ser integrados. Escolhemos essa plataforma móvel, em detrimento das demais existentes, pelo conjunto de recursos e atributos presentes no aparelho, além da portabilidade (tamanho) e compatibilidade com os apps selecionados e disponibilizados gratuitamente online. Entre as disciplinas oferecidas no curso de Administração sugerimos: a) Gestão de Pessoas; b) Matemática financeira; c) Contabilidade e d) Marketing. A gratuidade dos aplicativos foi uma das variáveis que pesou para a escolha do conjunto de aplicativos sugeridos a serem integrados ao ensino superior do curso de Administração.

Biografia do Autor

Perla Maria Berwanger, Universidade Federal do Maranhão

Administradora, Mestranda no Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade – PGCult. Bolsista no Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Universidade Federal do Maranhão / São Luís, Maranhão – Brasil; e-mail: perla.berwanger@hotmail.com;

Downloads

Publicado

2018-08-21