As emoções do adolescente na interação com a internet

Autores

  • Sandra Rodrigues Sampaio Campêlo Secretaria de Estado de Educação

Palavras-chave:

Adolescente, Interação, Internet

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as emoções de adolescentes presentes em discursos escritos através de textos em que narram suas relações quanto ao uso da internet. Trata-se de um estudo de caso e é parte da dissertação de mestrado intitulada “Adolescência, pobreza e inclusão digital: práticas discursivas e identidades (re)construídas no espaço virtual‟ concluída em 2014. A Linguística Sistêmico-Funcional será a base teórico-metodológica principal da análise da interioridade dos discursos dos adolescentes, e se dará pela utilização de ferramentas dos sistemas de transitividade e da metafunção interpessoal (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Os primeiros resultados sinalizam para uma mudança comportamental na interação homem (adolescente) x máquina/internet ligados ao vício e à metaforização da internet.

Biografia do Autor

Sandra Rodrigues Sampaio Campêlo, Secretaria de Estado de Educação

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em linguística (UnB/2014), área de pesquisa: Linguagem e Sociedade. Linha de Pesquisa: Discursos, Representações Sociais e Textos na perspectiva funcional da linguagem. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB/1995), especialização em Língua Portuguesa (CEUB/1998), especialização em Educação à Distância (SENAC/2007)e especialização em Tecnologias em Educação (PUC/RJ - 2013). É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF desde 1993. Tem experiência na área de Língua Portuguesa para jovens e adolescentes das séries finais do Ensino Fundamental. Desenvolve pesquisa na área de Tecnologias em Educação junto a seus alunos e alunos/professores. Ministra cursos de informática educativa para professores da Rede Pública do DF. Acompanha e coordena o uso de laboratórios de informática das escolas para o uso do Linux Educacional. Auxilia no planejamento do uso de softwares educativos por professores. Ministra oficinas de Programas Educacionais do Linux e demais softwares educativos. É secretária dos Cadernos Linguagem e Sociedade onde auxilia na editoração eletrônica e inserção de dados no sistema SEER/BCE.

Downloads

Publicado

2018-08-21