Ação-reflexão-ação: Trabalho, formação docente e aprendizagens

  • Urânia Flores da Cruz Freitas SEDF e UNB

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar as concepções teórico-práticas iniciais, e após curso de formação de professores que atuam na Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal, no tocante as categorias: capital, trabalho, educação, suas relações e os desafios da aprendizagem. Como também, apresentar estratégias de formação com base na tríade metodológica: ação-reflexão-ação. Na pesquisa trabalhamos temas relacionados a educação, a formação docente e os desafios de aprendizagem na escola pública, incluindo, o trabalho pedagógico no chão de sala. Ao analisar as concepções de trabalho, educação e sua relação foi possível certificar que tais concepções não eram suficientes frente aos desafios postos para o ensino e as aprendizagens. O norte do pensar foi guiado pelo conceito de educação da luta que amplia a concepção de aprendizagem.  


 

Publicado
Ago 21, 2018
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FREITAS, Urânia Flores da Cruz. Ação-reflexão-ação: Trabalho, formação docente e aprendizagens. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 80-89, ago. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/265>. Acesso em: 14 nov. 2018.