Ação-reflexão-ação: Trabalho, formação docente e aprendizagens

Autores

  • Urânia Flores da Cruz Freitas SEDF e UNB

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Formação Docente, Aprendizagens

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar as concepções teórico-práticas iniciais, e após curso de formação de professores que atuam na Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal, no tocante as categorias: capital, trabalho, educação, suas relações e os desafios da aprendizagem. Como também, apresentar estratégias de formação com base na tríade metodológica: ação-reflexão-ação. Na pesquisa trabalhamos temas relacionados a educação, a formação docente e os desafios de aprendizagem na escola pública, incluindo, o trabalho pedagógico no chão de sala. Ao analisar as concepções de trabalho, educação e sua relação foi possível certificar que tais concepções não eram suficientes frente aos desafios postos para o ensino e as aprendizagens. O norte do pensar foi guiado pelo conceito de educação da luta que amplia a concepção de aprendizagem.  

 

Biografia do Autor

Urânia Flores da Cruz Freitas, SEDF e UNB

Docente da Secretaria de Educação do DF; Doutoranda em desenvolvimento sociedade e cooperação internacional. PPGDSCI/CEAM/UnB.   Mestra em Estado e políticas pública de educação (UnB); Especialista em economia do trabalho e sindicalismo (UNICAMP); Graduada em Pedagogia - Católica de Brasília. Coordenadora do Fórum de Rua do DF; Membro titular do CIAMPRua/DF   Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Instrumentoas de Gestão Pública - GEPIN/CNPQ/ADM./UNB, pesquisadora do Núcleo de Estudo em Educação Profissional e Trabalho -NEPET/CNPQ/FE/UNB e Núcleo de Estudos Urbanos -NEUR/CEAM/UNB. Membro associado do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas - GIGAPP/Madri/Espanha. Coordenadora de Grupo de  Trabalho GIGAPP desde 2015 - Planificación Estratégica y Prospección de escenarios políticos e institucionales. Atua com Formação de Formadores tendo sido docente do PARFOR/ UNB/SEDF. Atua - Movimentos sociais  e educação onde desenvolveu conceito de Educação da Luta, Desenvolveu método de participação social - ação-reflexão-ação com base em Gramsci e Paulo Freire. Atua na Coordenação pedagógica das Paradas LGBT2017 - Ceilândia, águas Claras e Brazlândia e é membro do Conselho Gestor do CNDDH. É consultora pedagógica da Lumina - Gestão e Planejamento. É avaliadora ad hoc das revistas: Revista Agenda Social; Revista Brasileira de Educação e Parecerista da FAP/DF. É editora da Revista Perspectivas do Desenvolvimento -RPD.

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Publicado

2018-08-21