Ação-reflexão-ação: Trabalho, formação docente e aprendizagens
Palavras-chave:
Educação, Trabalho, Formação Docente, AprendizagensResumo
O objetivo do estudo foi verificar as concepções teórico-práticas iniciais, e após curso de formação de professores que atuam na Secretaria de Estado e de Educação do Distrito Federal, no tocante as categorias: capital, trabalho, educação, suas relações e os desafios da aprendizagem. Como também, apresentar estratégias de formação com base na tríade metodológica: ação-reflexão-ação. Na pesquisa trabalhamos temas relacionados a educação, a formação docente e os desafios de aprendizagem na escola pública, incluindo, o trabalho pedagógico no chão de sala. Ao analisar as concepções de trabalho, educação e sua relação foi possível certificar que tais concepções não eram suficientes frente aos desafios postos para o ensino e as aprendizagens. O norte do pensar foi guiado pelo conceito de educação da luta que amplia a concepção de aprendizagem.