O conhecimento da linguagem hipertextual e sua importância no contexto educacional sob a ótica docente

  • Adriana Alves de Moura SEEDF
  • Gleis Jesus de Queiroz SEDF

Resumo

As mudanças crescentes e constantes causadas pela presença e avanço das tecnologias digitais impactam  também a educação e trazem novas formas de ensinar e aprender. Nesse sentido, o hipertexto se apresenta como uma nova forma de leitura, não linear, mais dinâmica e mais atrativa aos jovens. O presente artigo tem por objetivo verificar o conhecimento dos professores acerca da linguagem hipertextual – uma abordagem reflexiva acerca das implicações educativas do hipertexto e sua importância nas diversas leituras dos nossos alunos nativos digitais. O exame realizado por meio de abordagem qualitativa e exploratória revelou que a maior parte dos professores entrevistados já conhecia o que é hipertexto, contudo acreditam que seus alunos, apesar de nativos digitais, não estão familiarizados com esse recurso em suas produções textuais – embora demonstrem curiosidade e interesse. Acreditam, também, que é possível usar a linguagem hipertextual em sala de aula.

Publicado
Ago 21, 2018
##submission.howToCite##
MOURA, Adriana Alves de; QUEIROZ, Gleis Jesus de. O conhecimento da linguagem hipertextual e sua importância no contexto educacional sob a ótica docente. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 62-68, ago. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/499>. Acesso em: 14 nov. 2018.