Tecnologias no ensino da matemática: Formação continuada de professores em EaD para uso do software GeoGebra

Autores

  • Cleia Alves Nogueira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal/SEEDF
  • Maria Dalvirene Braga Universidade de Brasília (UnB)
  • Antônio Villar Marques de Sá Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Matemática, Formação Continuada, EaD, GeoGebra

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as concepções de um grupo de professores de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) sobre sua participação em uma formação  ontinuada na modalidade a distância para o uso do software Geogebra como ferramenta pedagógica. O curso Aprendendo Matemática com o Software GeoGebra (AMSG) contou com um total de 25 participantes. A pesquisa foi realizada com a aplicação de um questionário online enviado por e-mail e os dados coletados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2011). A partir dos dados, determinaram-se categorias e subcategorias que revelaram as concepções dos professores sobre o curso AMSG, bem como sobre o uso deste software para o ensino da Matemática. Conforme a análise, entendemos que o curso AMSG  atendeu aos objetivos propostos de formação dos professores de Matemática, permitindo aos participantes  aprenderem a utilizar uma ferramenta tecnológica capaz de auxiliar os estudantes na (re)construção de conceitos matemáticos de modo dinâmico, por meio de um caminho viável de autoformação, respeitando-se o ritmo e o tempo disponível do professor participante do curso. Concluímos, ainda, que as ferramentas fóruns de discussão e as videoaulas, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), promoveram o processo de aprendizagem dos participantes, auxiliando-os nas construções realizadas no decorrer do curso, promovendo as interações necessárias entre formadores e cursistas, como discussões relativas às descobertas ou dificuldades encontradas nas tarefas.

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Publicado

2018-08-21