Por uma educação linguística crítica e engajada: A leitura e a escrita em relatos de prática docente

Autores

  • Valéria Gomes Borges Vieira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Formação docente, Leitura e escrita, Criticidade, Autoria, Transformação

Resumo

Este estudo focalizou relatos orais de prática docente produzidos em um contexto situado de formação continuada, a fim de analisar o modo como as atividades de leitura e escrita propostas no contexto formativo são inseridas nas práticas escolares e percebidas e negociadas pelos diferentes atores sociais envolvidos. A base teórica do estudo é a Análise de Discurso Crítica, em diálogo com as teorias da Pedagogia Crítica. Os relatos orais que se constituem como corpus desta investigação foram produzidos ao final do Curso Projeto Mulheres Inspiradoras: educação para a transformação social. A abordagem metodológica está situada na tradição da pesquisa qualitativa interpretativista, aliada à etnografia crítica. Os resultados evidenciam que a proposta de trabalho, baseada nos pressupostos teórico-metodológicos do Projeto Mulheres Inspiradoras, assegura espaços legítimos para a existência de práticas de ensino da leitura e da escrita direcionadas à criticidade e à autoria no contexto escolar.  

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Publicado

2018-08-21