Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 3 (2021): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#26)
v. 8 n. 3 (2021): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#26)
Publicado:
2021-08-31
Editorial
Editorial
Danilo L. S. Maia
3
PDF
PDF (expediente)
Apresentação
Maria das Graças de Paula Machado
6-9
PDF
Entrevistas
Pesquisar na Educação Básica: A experiência do Colégio Pedro II
Marcia Martins de Oliveira
10-12
PDF
Artigos
A criança-pesquisadora: caminhos possíveis para a educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Daiane Aparecida Araújo de Oliveira, Leonardo Eustáquio S. da Silva
13-19
PDF
Experiências sonoro-musicais: da pesquisa para a formação continuada de professores no Distrito Federal
Sara Paraguassú Santos do Vale
20-29
PDF
Apontamentos para o debate sobre pesquisa na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: aspectos conceituais e organizacionais
Urânia Flores da Cruz Freitas
30-38
PDF
A trajetória da Revista Com Censo na Secretaria de Educação do Distrito Federal: em prol da divulgação científica aliada à aprendizagem e à valorização do trabalho docente
Danilo Luiz Silva Maia, Raquel Oliveira Moreira
39-49
PDF
O currículo escolar a serviço da educação antirracista
Cícero Barros Feitosa Filho, Francisca Jandira Machado Neves
50-57
PDF
Organização Curricular Afrocentrada: o Afrofuturismo como abordagem no ensino de Física
Matheus Laercio de Jesus Silva
58-69
PDF
Desafios da gestão democrática nas escolas de anos iniciais em Samambaia: Reflexões a partir dos relatos de gestores
Angelica Hosana Dos Santos Lima, Marcello Vieira Lasneaux
70-79
PDF
Escola de Aruanda: Aprendizados e ensinos a partir do lugar do negro
Adeir Ferreira Alves
80-91
PDF
O lúdico no processo de formação continuada de professores e professoras da rede pública de ensino do Distrito Federal: um estudo de caso da EAPE
Jose Manoel Montanha Soares, Marcelo Resende Teixeira, Gisele Ferreira Tacca
92-106
PDF
O Currículo em Movimento e a imaginação
Gleice Aline Miranda da Paixão, Fabrícia Teixeira Borges
107-121
PDF
Resenhas
Formação docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado
Cristiane Alves Cardoso
122-124
PDF
Relatos de Experiência
As pesquisas no Ensino Fundamental I: dos princípios teóricos à ação intencional
Roseane Paulo da Cunha
125-131
PDF
Dossiê Temático
Prólogo
Guilherme Nothen
137
PDF
Introdução ao dossiê temático
Alexandre Rezende, Maria das Graças de Paula Machado, Hélvia Miridan Paranaguá Fraga
140-141
PDF
Dossiê - Entrevistas
Vivendo o Currículo: Perspectivas para a formação de professores de Educação Física no Canadá
Rebecca Lloyd
142-145
PDF
PDF (English)
A Educação Física Escolar e o esporte social para a inclusão na Argentina
Daniel Zambaglione
146-147
PDF
Dossiê - Artigos
A política educacional esportiva e o Centro de Iniciação Desportiva do Distrito Federal: possibilidades pedagógicas do esporte-educação à luz da gestão educacional
Sergio Wilson Rezende
148-155
PDF
Ensino do atletismo: possibilidades ontológicas a partir da abordagem crítico-superadora
Ivson Conceição Silva, Leidiane Alves de Farias, Celi Nelza Zulke Taffarel
156-162
PDF
Breves incursões sobre o afastamento das estudantes das aulas de Educação Física no Ensino Médio
Hadamo Fernandes de Souza, Tayanne da Costa Freitas
163-172
PDF
A visão de alunos e professores de escola periférica em Planaltina-DF sobre a Educação Física na modalidade Educação de Jovens e Adultos
Juliene Pereira Gonçalves, Rubia Cristina Duarte Garcia Dias
173-179
PDF
Corpo e educação nos tempos e espaços da escola: o que as crianças evidenciam quando brincam
Aldecilene Cerqueira Barreto, Juliana de Oliveira Freire, Ingrid Dittrich Wiggers
180-189
PDF
Reis e rainhas do ringue: experiência pedagógica com as lutas no projeto Educação com Movimento em Brasília – DF
Mayrhon José Abrantes Farias, Flávia Martinelli Ferreira
190-197
PDF
Diálogo entre currículo e processo seletivo para professores de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: uma análise documental
Rafael Duarte de Souza
198-204
PDF
A Educação Física Escolar recebeu a Copa do Mundo no Brasil: uma proposta de intervenção pedagógica crítica acerca dos megaeventos
Rebeca Signorelli Miguel, Elaine Prodócimo
205-214
PDF
Jogos e brincadeiras como ferramentas para uma educação antirracista
Semíramis de Medeiros Fernandes, Adriana Tosta Mendes
215-219
PDF
Reflexões sobre o impacto da pandemia na Educação Física Escolar
Pamela Karina de Melo Gois, Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Fernanda Lira Braga, Rebecca Ruhama Gomes Barbosa, Dálete Rodrigues da Costa
220-227
PDF
Dossiê - Resenhas
Educação Física e Cultura Corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica
Caroline Amaral Franco Borges, Isabelli Guirelli Simões de Oliveira, Beatriz Almeida Amaral, Patrícia Manso de Lima
228-231
PDF
Dossiê - Relatos
A Educação Física Escolar no contexto do ensino remoto em uma escola do Ensino Fundamental I: desafios e possibilidades
Geraldo Pereira Silva Filho, Gilceia Leite dos Santos Fontenele
232-236
PDF
Importância do diálogo sobre corpo e mídia nas aulas de Educação Física: um mundo de ilusões
Nicole Dörr, Alessandra Fernandes Feltes
237-241
PDF
Para a crítica da Economia Política do Esporte: a contribuição de Wagner Barbosa Matias
Fernando Mascarenhas
242-246
PDF
A construção do Termo de Cooperação entre a EAPE/SEEDF e FEF/UnB: intenções e reflexões sobre a formação continuada em Educação Física Escolar na rede pública de ensino do Distrito Federal
Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo, André Normanton Beltrame, Francisco José da Silva, José Manoel Montanha Silveira Soares
247-255
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Português (Brasil)
English