A criança-pesquisadora: caminhos possíveis para a educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Daiane Aparecida Araújo de Oliveira Universidade de Brasília (UnB)
  • Leonardo Eustáquio S. da Silva Colégio CIMAN

Palavras-chave:

Criança pesquisadora, Escola, Educação, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este trabalho tem por objetivo ressaltar a pesquisa como princípio educativo nos anos iniciais do ensino fundamental e como um caminho potente para a educação escolar contemporânea, no sentido de a criança, enquanto ser humano ativo na cultura e na escola, é a pesquisadora; e o professor ou a professora, é organizador(a) do espaço social da pesquisa, para isso, apoiando-se nos princípios da Teoria Histórico-Cultural de Lev Semionovitch Vigotski, este trabalho compartilha algumas práticas pedagógicas de pesquisa com crianças organizadas em uma escola de Brasília/DF. Espera-se que este trabalho possa inspirar docentes que atuam na infância a valorizar a criança como ser pesquisador, pessoa capaz de constituir-se na cultura, nas ciências e nas artes, para tanto, é preciso que a escola se compreenda enquanto espaço formal de educação que tem a possibilidade de guiar o desenvolvimento humano da criança, por meio de sua própria ação pesquisadora.

Palavras-chave: Criança-pesquisadora. Escola. Educação. Teoria Histórico-Cultural. 

The child researcher: possible paths for education in the early years of elementary school

Abstract: This work aims to emphasize research as an educational principle in the early years of elementary school and as a powerful way for contemporary school education, in the sense that the child, as an active human being in culture and school, is the researcher; and the teacher is the organizer of the social space of the research, for this, based on the principles of the Historical-Cultural Theory of Lev Semionovitch Vigotski, this work shares some pedagogical research practices with children organized in a school. of Brasilia/DF. It is hoped that this work can inspire teachers who work in childhood to value the child as a researcher, a person capable of constituting themselves in culture, science and the arts. education that has the possibility of guiding the child's human development, through its own research action.

Keywords: The child-researcher. School. Education. Historical-Cultural Theory. 

Biografia do Autor

Daiane Aparecida Araújo de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Daiane Aparecida Araújo de Oliveira é pedagoga e mestra em Educação pela Universidade de Brasília – UnB, especialista em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural – Instituto Saber, professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, integrante do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas – UnB (CNPq), e-mail para contato: daiane.aao@gmail.com

Leonardo Eustáquio S. da Silva, Colégio CIMAN

Leonardo Eustáquio S. da Silva é professor licenciado em Ciências e Matemática pela Universidade Católica de Brasília e Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília – UnB, psicólogo pelo CEUB, diretor do Colégio CIMAN – Unidade Cruzeiro, e-mail para contato: leoeustaquio@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-08-31