Educação Física e Cultura Corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica

Autores

  • Caroline Amaral Franco Borges Unesp/UnB
  • Isabelli Guirelli Simões de Oliveira Unesp/UnB
  • Beatriz Almeida Amaral Unesp/UnB
  • Patrícia Manso de Lima Unesp/UnB

Palavras-chave:

Cultura Corporal do Movimento, Educação Física Escolar, Fenomenologia, Linguagem, Semiótica

Resumo

A cultura corporal do movimento na prática docente do professor de Educação Física Escolar pode ser refletida por meio de diálogos, leituras, revisões e de aplicações de experiências vivenciadas no contexto escolar. Juntas, teoria e prática, alavancam a autonomia dos sujeitos no processo de ensino e aprendizagem. Pensando nisso, elaboramos o presente texto com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o processo de transformação da Educação Física e da cultura corporal de movimento, trazendo ao debate questões filosóficas, na tentativa de abordá-las com uma linguagem mais comum ao cotidiano escolar. Com essa intenção, vamos destacar conceitos importantes apresentados no artigo seminal de Mauro Betti, “Educação Física e Cultura Corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica‟. Nesse texto, as observações realizadas pelo autor convergem para a formação integral do estudante e a estranheza com a complexidade dos conceitos apresentados, aos poucos, torna-se esclarecedora, sobretudo por meio de uma problematização reflexiva sobre os termos empregados, tais como “estranhamento‟, “semiótica‟ e “fenomenologia‟, além de sua aplicabilidade no campo da Educação Física Escolar.

Palavras-chave: Cultura Corporal do Movimento. Educação Física Escolar. Fenomenologia. Linguagem. Semiótica.

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Publicado

2021-08-31