A trajetória da Revista Com Censo na Secretaria de Educação do Distrito Federal: em prol da divulgação científica aliada à aprendizagem e à valorização do trabalho docente
Palavras-chave:
Periódico científico, Divulgação científica, Formação continuada, Educar pela pesquisaResumo
Neste texto é realizada uma contextualização sobre o histórico da Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC) para refletir sobre o papel que um periódico científico pode ter em meio à atuação da gestão educacional na educação básica, e para revelar sua capacidade de valorização da prática de pesquisa e de produção de conhecimentos realizadas por parte dos profissionais da educação que atuam na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Os objetivos do trabalho são: 1) relatar sobre o contexto de funcionamento da revista, sua criação e rota trilhada na SEEDF; 2) elucidar as características da revista e de seu funcionamento como periódico de divulgação científica; 3) explicitar os marcos e desafios que moldaram a RCC; 4) discutir sobre a atuação da RCC no contexto da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), atual local de edição do periódico. Os recursos utilizados para esta pesquisa foram de cunho bibliográfico e documental. Como resultado, foram obtidos alguns direcionamentos nas perspectivas e potencialidades da revista para incrementar a divulgação científica e a valorização das produções e saberes docentes na SEEDF.
Palavras-chave: Periódico científico. Divulgação científica. Formação continuada. Educar pela pesquisa.
The trajectory of the Com Censo Journal in the Department of Education of the Federal District: on behalf of scientific dissemination combined with learning opportunities and the qualification of the work of teachers
Abstract: This text provides a contextualization of the history of the Com Censo Journal: Educational Studies of the Federal District (RCC) to reflect on the role that a scientific journal can play in the performance of educational management in basic education, and to reveal its capacity to valuing the practice of research and production of knowledge carried out by education professionals who work in the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). The objectives of the work are: 1) to report on the journal's working context, its creation and path followed by the SEEDF; 2) to elucidate the characteristics of the journal and its functioning as a journal of scientific dissemination; 3) explain the milestones and challenges that shaped the CCR; 4) discuss the role of the RCC in the context of the Sub-secretariat for the Continuing Education of Education Professionals (Eape), the current home of the periodical. The resources used for this research were bibliographic and documentary. As a result, some directions were obtained in the perspectives and potential of the journal to increase scientific dissemination and the appreciation of the productions and teaching knowledge in the SEEDF.
Keywords: Scientific journal. Scientific divulgation. Continuing training. Educate through research.