Jogos e brincadeiras como ferramentas para uma educação antirracista

Autores

  • Semíramis de Medeiros Fernandes SEEDF
  • Adriana Tosta Mendes SEEDF

Palavras-chave:

Formação continuada, educação antirracista, ludicidade

Resumo

O presente relato de experiência expõe o trabalho oferecido pela formação continuada: “Práticas Pedagógicas Antirracistas: jogos e brincadeiras‟, realizada pelas Oficinas Pedagógicas do Plano Piloto (OP-PP) e Paranoá, no segundo semestre de 2020, período de aulas remotas. A ação continuada ocupou-se em levar às coordenações coletivas, uma formação no sentido de estimular, debater e trocar experiências, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Através de jogos e brincadeiras como práticas antirracistas, com foco na valorização da cultura negra. Na ação, constata-se que a maioria dos/as professores/as, do ensino fundamental/anos finais, avaliaram positivamente a oficina, desse modo, concordaram com a necessidade dessa temática para o processo de ensino-aprendizagem, a inclusão da prática antirracista no fazer pedagógico. Os/as docentes também solicitaram que novas ações relacionadas à temática sejam realizadas pelas OP-PP.

Palavras-chave: Formação continuada. Educação antirracista. Ludicidade.

 Games and plays as tools for anti-racist education

Abstract: The presente experience report exposes the work offered by continuing education: “Anti-racism Pedagogical Practices: games and plays‟, carried out by the Plano Piloto (OP-PP) and Paranoá Pedagogical Workshops in the second half of 2020, a period of remote classes. The continued action was concerned with bringing collective coordination to training in order to stimulate, debate and exchange experiences, favoring the teaching-learning process. Through games and plays as anti-racism pratices, with a focus on valuing black culture. In the action, it appears that the majority of teachers, from elementary school/ final years, positively evaluated the workshop, thus, they agreed with the need for this theme for the teaching-learning process, and the inclusion of anti-racism in doing pedagogical issues. The teachers also requested that new actions related to the theme be carried out by the OP-PP.

Keywords: Continuing education. Anti-racist education. Playfulness.

Biografia do Autor

Adriana Tosta Mendes, SEEDF

Adriana Tosta Mendes é graduada em Geografia pela UnB (2000), especialista em História da África e dos Afro-Brasileiros pela UnB. Professora formadora no Centro de Vivências Lúdicas: Oficinas Pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Contato: adrianatostamendes@gmail.com.

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Publicado

2021-08-31