A Educação Física Escolar recebeu a Copa do Mundo no Brasil: uma proposta de intervenção pedagógica crítica acerca dos megaeventos

Autores

  • Rebeca Signorelli Miguel Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação física escolar, Escola, Esporte, Copa do mundo, Megaeventos esportivos

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre uma proposta de intervenção pedagógica que visou estudar a Copa do Mundo na Educação Física escolar, com ênfase nos períodos de realização de megaeventos esportivos, tendo como pano de fundo a discussão acerca deste componente curricular na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise e reflexão crítica sobre a intervenção pedagógica. Foram utilizadas ferramentas metodológicas como o diário de campo e as rodas de conversas gravadas. São apresentados o planejamento do estudo proposto e os resultados da intervenção pedagógica, refletindo sobre os caminhos da prática pedagógica na realidade de uma escola pública municipal em um 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo alcançou os objetivos, cumprindo o trato pedagógico do esporte na escola de maneira crítica, ampla e profunda, tematizado nos megaeventos esportivos, seus conteúdos e ênfase nos momentos de sua realização.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. Escola. Esporte. Copa do mundo. Megaeventos esportivos.

School Physical Education hosted the World Cup in Brazil: a proposal for a critical pedagogical intervention about mega-events

Abstract: The aim of this article is to reflect on a proposal for a pedagogical intervention that aimed to study the World Cup in Physical Education at school, with an emphasis on periods of sporting mega-events, having as a backdrop the discussion about this curricular component at school. It is a qualitative research of analysis and critical reflection on pedagogical intervention. Methodological tools such as the field diary and recorded conversation wheels were used. The planning of the proposed study and the results of the pedagogical intervention are presented, reflecting on the ways of pedagogical practice in the reality of a municipal public school in a 9th grade of elementary school. The study achieved its objectives, fulfilling the pedagogical approach of sport at school in a critical, broad and profound way, based on the sporting mega-events, their contents and emphasis on the moments of their realization.

Keywords: School Physical Education. School. Sport. World Cup. Sporting mega-events.

Downloads

Publicado

2021-08-31