A Educação Física Escolar recebeu a Copa do Mundo no Brasil: uma proposta de intervenção pedagógica crítica acerca dos megaeventos

  • Rebeca Signorelli Miguel Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Elaine Prodócimo Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre uma proposta de intervenção pedagógica que visou estudar a Copa do Mundo na Educação Física escolar, com ênfase nos períodos de realização de megaeventos esportivos, tendo como pano de fundo a discussão acerca deste componente curricular na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de análise e reflexão crítica sobre a intervenção pedagógica. Foram utilizadas ferramentas metodológicas como o diário de campo e as rodas de conversas gravadas. São apresentados o planejamento do estudo proposto e os resultados da intervenção pedagógica, refletindo sobre os caminhos da prática pedagógica na realidade de uma escola pública municipal em um 9º ano do Ensino Fundamental. O estudo alcançou os objetivos, cumprindo o trato pedagógico do esporte na escola de maneira crítica, ampla e profunda, tematizado nos megaeventos esportivos, seus conteúdos e ênfase nos momentos de sua realização.


Palavras-chave: Educação Física Escolar. Escola. Esporte. Copa do mundo. Megaeventos esportivos.

Publicado
Ago 31, 2021
##submission.howToCite##
SIGNORELLI MIGUEL, Rebeca; PRODÓCIMO, Elaine. A Educação Física Escolar recebeu a Copa do Mundo no Brasil: uma proposta de intervenção pedagógica crítica acerca dos megaeventos. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 205-214, ago. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1197>. Acesso em: 27 out. 2021.