A construção do Termo de Cooperação entre a EAPE/SEEDF e FEF/UnB: intenções e reflexões sobre a formação continuada em Educação Física Escolar na rede pública de ensino do Distrito Federal

Autores

  • Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo SEEDF
  • André Normanton Beltrame SEEDF
  • Francisco José da Silva SEEDF
  • José Manoel Montanha Silveira Soares SEEDF

Palavras-chave:

Formação Continuada, Pós-Graduação, Educação Física Escolar

Resumo

O objetivo desse artigo é recuperar e problematizar a formação continuada de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e o processo histórico acerca da realização do Termo de Cooperação entre a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB), para a oferta de cursos de pós-graduação em educação física. O estudo se fundamentou numa pesquisa social voltada à prática social, configurando-se em uma pesquisa-ação. Esse trabalho mostra ao mesmo tempo: (a) a complexidade de se estabelecer ações de cooperação entre instituições públicas, em especial devido às rotinas administrativas e protocolos jurídicos e burocráticos inerentes a cada uma delas; (b) e as potencialidades de parcerias entre a universidade pública, representada aqui pela UnB, e as redes públicas de ensino, nesse caso específico a SEEDF. O estudo indica que mais parcerias sejam firmadas entre o ensino superior público e a educação básica pública, ampliando o espectro da formação continuada e abrangendo as outras áreas/componentes curriculares do Programa de Mestrado Profissional da Educação Básica (PROEB-CAPES), uma vez que o desafio de melhorar a qualidade da educação básica pública numa perspectiva emancipadora é cada vez mais urgente.

Palavras-chave: Formação continuada. Pós-graduação. Educação Física Escolar.

The construction of the Cooperation Agreement between EAPE/SEEDF and FEF/UnB: intentions and reflections on continuing education in Physical Education in the public school system of the Federal District

Abstract: The aim of this article is to recover and discuss the continuing education of teachers in the public education system of the Federal District and the historical process regarding the completion of the Cooperation Agreement between the Undersecretary for Continuing Education of Education Professionals (EAPE) of the Secretariat of State of Education of the Federal District (SEEDF) and the Faculty of Physical Education (FEF) of the University of Brasília (UnB), to offer postgraduate courses in physical education. The study was based on social research focused on social practice, configuring itself as an action research. This work shows at the same time: (a) the complexity of establishing cooperation actions between public institutions, especially due to administrative routines and legal and bureaucratic protocols inherent to each one of them; (b) and the potential for partnerships between the public university, represented here by UnB, and public education networks, in this specific case the SEEDF. The study indicates that more partnerships are established between public higher education and public basic education, expanding the spectrum of continuing education and covering the other areas/curricular components of the Professional Master's Program in Basic Education (PROEB-CAPES), since the challenge of improving the quality of public basic education from an emancipatory perspective is increasingly urgent.

Keywords: Continuing education. Postgraduate studies. School Physical Education.

 

Downloads

Publicado

2021-08-31