A construção do Termo de Cooperação entre a EAPE/SEEDF e FEF/UnB: intenções e reflexões sobre a formação continuada em Educação Física Escolar na rede pública de ensino do Distrito Federal

  • Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo SEEDF
  • André Normanton Beltrame SEEDF
  • Francisco José da Silva SEEDF
  • José Manoel Montanha Silveira Soares SEEDF

Resumo

O objetivo desse artigo é recuperar e problematizar a formação continuada de professores da rede pública de ensino do Distrito Federal e o processo histórico acerca da realização do Termo de Cooperação entre a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB), para a oferta de cursos de pós-graduação em educação física. O estudo se fundamentou numa pesquisa social voltada à prática social, configurando-se em uma pesquisa-ação. Esse trabalho mostra ao mesmo tempo: (a) a complexidade de se estabelecer ações de cooperação entre instituições públicas, em especial devido às rotinas administrativas e protocolos jurídicos e burocráticos inerentes a cada uma delas; (b) e as potencialidades de parcerias entre a universidade pública, representada aqui pela UnB, e as redes públicas de ensino, nesse caso específico a SEEDF. O estudo indica que mais parcerias sejam firmadas entre o ensino superior público e a educação básica pública, ampliando o espectro da formação continuada e abrangendo as outras áreas/componentes curriculares do Programa de Mestrado Profissional da Educação Básica (PROEB-CAPES), uma vez que o desafio de melhorar a qualidade da educação básica pública numa perspectiva emancipadora é cada vez mais urgente.


Palavras-chave: Formação continuada. Pós-graduação. Educação Física Escolar.

Publicado
Ago 31, 2021
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FIGUEIREDO, Pedro Osmar Flores de Noronha et al. A construção do Termo de Cooperação entre a EAPE/SEEDF e FEF/UnB: intenções e reflexões sobre a formação continuada em Educação Física Escolar na rede pública de ensino do Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 247-255, ago. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1236>. Acesso em: 27 out. 2021.