A política educacional esportiva e o Centro de Iniciação Desportiva do Distrito Federal: Possibilidades pedagógicas do esporte-educação à luz da gestão educacional

  • Sergio Wilson Rezende SEEDF

Resumo

O Projeto Centro de Iniciação Desportiva do Distrito Federal (CID) é uma política educacional esportiva com mais de três décadas, organizada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Atende a alunos da rede pública de ensino e tem como objetivo proporcionar vivência na cultura corporal, por meio das modalidades esportivas. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada junto aos professores do CID e gestores das escolas selecionadas, a fim de se analisar a relação estabelecida entre a gestão educacional e o papel educacional do CID nessas escolas, considerando o campo das políticas públicas educacionais. Para isso, discutem-se as perspectivas da política educacional esportiva, ressignificando as possibilidades pedagógicas do esporte-educação à luz da gestão educacional. A pesquisa teve abordagem qualitativa, apoiada na análise documental e na realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados obtidos foram discutidos a partir de uma abordagem de análise de políticas educacionais em três dimensões: cognitiva, instrumental e normativa. Os resultados revelaram que o CID, a partir da sua formação, fundamentou-se em um conceito de esporte competitivo e de alto rendimento. Ao se avançar na pesquisa, percebeu-se, à luz da gestão educacional, uma perspectiva de reorientação pedagógica do CID, por meio da proposição do Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas e do engajamento dos envolvidos no processo de construção coletiva e integrada. A reorientação pode conferir ao CID o aperfeiçoamento do seu papel político, educacional, esportivo e político-pedagógico, em tempos em que a política pública se torna instrumento de garantia de direitos constitucionais e democráticos.


Palavras-chave: Política educacional esportiva. Gestão educacional. Projeto Político-Pedagógico. Esporte-educação.

Publicado
Ago 31, 2021
##submission.howToCite##
REZENDE, Sergio Wilson. A política educacional esportiva e o Centro de Iniciação Desportiva do Distrito Federal: Possibilidades pedagógicas do esporte-educação à luz da gestão educacional. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 148-155, ago. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1169>. Acesso em: 27 out. 2021.