Reflexões sobre o impacto da pandemia na Educação Física Escolar

  • Pamela Karina de Melo Gois Instituto Federal da Paraíba
  • Patrícia Diógenes de Melo Brunet Instituto Federal da Paraíba
  • Fernanda Lira Braga Instituto Federal da Paraíba
  • Rebecca Ruhama Gomes Barbosa Instituto Federal da Paraíba
  • Dálete Rodrigues da Costa Instituto Federal da Paraíba

Resumo

A partir de março de 2020, o surto global de SARS-CoV2, também denominado Covid-19, foi anunciado como uma pandemia. Com os números de casos crescentes, o então ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, tendo como base nas recomendações da Organização Mundial da Saúde, propôs que os estados aderissem como medida de prevenção a suspensão das aulas em todo país. Com essas prerrogativas, as instituições educacionais, que são ambientes que contam com um grande número de indivíduos convivendo em espaços relativamente restritos, interromperam suas atividades e passaram a pensar nas estratégias para a condução e abordagens desse processo de ensino e aprendizagem. Destarte, o respectivo trabalho apresenta como objetivo geral analisar as consequências da pandemia na Educação Física Escolar. Uma característica que difere a Educação Física de outras disciplinas é o seu teor teórico e prático, na qual além da caracterização dos conteúdos, tem-se o movimento como objeto de ensino-aprendizagem. Com a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV2, o professor de Educação Física teve que adequar os seus conteúdos a essa nova realidade. Por conseguinte, além dos desafios presentes nas aulas presenciais, o retorno às escolas também induzirá transformações significativas na esfera educacional. Conclui-se que a conjuntura pandêmica tem induzido transformações significativas na espera educacional e no espaço escolar, principalmente na estrutura das aulas, na atividade docente e por consequência, nas práticas sociais.


Palavras-chave: Educação Física. Pandemia. Ensino Remoto.

Publicado
Ago 31, 2021
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GOIS, Pamela Karina de Melo et al. Reflexões sobre o impacto da pandemia na Educação Física Escolar. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 220-227, ago. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1213>. Acesso em: 27 out. 2021.