A visão de alunos e professores de escola periférica em Planaltina-DF sobre a Educação Física na modalidade Educação de Jovens e Adultos

  • Juliene Pereira Gonçalves SEEDF
  • Rubia Cristina Duarte Garcia Dias Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão

Resumo

O presente artigo resulta da pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2019 e teve como objetivo geral identificar a visão de alunos frequentes do segundo segmento e do professor de Educação Física de escola localizada na periferia de Planaltina-DF sobre como é tratada a referida disciplina no documento Currículo em Movimento da Educação Básica para EJA. Trata-se de um estudo de caso com natureza  mista, quali e quantitativa.  A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas objetivas e discursivas aos discentes, e de questionário semi-estruturado com o docente. Os resultados nos possibilitaram concluir que a maioria dos alunos pesquisados participam das aulas práticas, e que os mesmos desconhecem os documentos que os amparam legalmente para a não realização das atividades de Educação Física. Outro ponto relevante encontrado na pesquisa foi a ausência de objetivos gerais e específicos para a disciplina de Educação Física, do segundo segmento, que é equivalente às quatro últimas séries do Ensino Fundamental, no documento analisado. Percebeu-se, no entanto que, com um conhecimento geral acerca dos documentos que embasam a disciplina de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, o docente entrevistado busca a realização de aulas com diversos enfoques no sentido de ampliar o leque de atividades a fim de assegurar a participação dos alunos.


Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Física. Currículo em Movimento da EJA no DF.

Publicado
Ago 31, 2021
##submission.howToCite##
GONÇALVES, Juliene Pereira; DIAS, Rubia Cristina Duarte Garcia. A visão de alunos e professores de escola periférica em Planaltina-DF sobre a Educação Física na modalidade Educação de Jovens e Adultos. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 173-179, ago. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1182>. Acesso em: 27 out. 2021.