Reis e rainhas do ringue: experiência pedagógica com as lutas no projeto Educação com Movimento em Brasília – DF

Autores

Palavras-chave:

Cultura corporal, Educação Física escolar, Lutas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo problematizar uma experiência pedagógica com o conteúdo lutas no Projeto Educação com Movimento (PECM), da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), em um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), situado na Região Administrativa de Sobradinho II, com 76 crianças de três turmas de 4o ano do ensino fundamental. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter interventivo, com o aporte teórico-metodológico da sociologia da infância e da abordagem crítico-emancipatória na educação física. Propôs-se um bloco de seis aulas que teve como culminância um minifestival de jogos de lutas criadas pelas próprias crianças, intitulado Reis e rainhas do ringue. Foi possível identificar, por meio das aulas, fatos corriqueiros da escola e da comunidade se embrenhando nas compreensões das crianças em torno das lutas, as quais associavam em seus imaginários condutas violentas e/ou agressivas aos movimentos de combate. Uma vez identificadas estas correlações, foram utilizadas as próprias produções culturais infantis como pontos de partida para a (re)significação do conceito de lutas e, sobretudo, para elaboração de vivências. Identificamos ao final da experiência que o conteúdo lutas, para além do seu apelo técnico, pode proporcionar formas muito peculiares de leitura do cotidiano, mais sensíveis aos sujeitos, contribuindo para a construção compartilhada do conteúdo, incidindo em um processo de ensino e aprendizagem mais significativo na educação física escolar.

Palavras-chave: Cultura corporal. Educação Física escolar. Lutas.

Kings and queens of the ring: pedagogical experience with the fights in the Education with Movement project in Brasília – DF

Abstract: This study aims to problematize a pedagogical experience with the content of struggles in the Education with Movement Project (PECM), of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), in a Center for Comprehensive Care for Children and Adolescents ( CAIC), located in the Administrative Region of Sobradinho II, with 76 children from three classes in the 4th year of elementary school. Therefore, we carried out a research with a qualitative approach, of an interventional character, with the theoretical-methodological contribution of childhood sociology and a critical-emancipatory approach in physical education. A block of six classes was proposed, which culminated in a mini-festival of fighting games created by the children themselves, entitled Kings and queens of the ring. It was possible to identify, through the classes, common facts in the school and in the community, immersing themselves in the children's understanding of the struggles, which in their imaginations they associated violent and/or aggressive behavior with combat movements. Once these correlations were identified, children's cultural productions were used as starting points for the (re)signification of the concept of struggles and, above all, for the elaboration of experiences. We identified at the end of the experience that the content you struggle, in addition to its technical appeal, can provide very peculiar ways of reading daily life, more sensitive to the subjects, contributing to the shared construction of the content, focusing on a more significant teaching and learning process. in school physical education.

Keywords: Body culture. School Physical Education. Fights.

 

Downloads

Publicado

2021-08-31