Ensino do atletismo: possibilidades ontológicas a partir da abordagem crítico-superadora

  • Ivson Conceição Silva Faculdade Maria Milza/Universidade Federal da Bahia
  • Leidiane Alves de Farias Faculdade Maria Milza
  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia

Resumo

O artigo apresenta o resultado do trabalho desenvolvido sobre o ensino dos fundamentos ontológicos do atletismo nas aulas de Educação Física para estudantes do 7º ano dos anos iniciais do Fundamental II em uma escola da rede pública de ensino do Município de Governador Mangabeira-Bahia. Quais as possibilidades do trato pedagógico com os fundamentos ontológicos do atletismo, considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário, para elevação da capacidade teórica dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II? Para realização do estudo, utilizou-se da observação sistemática e diário de campo. A partir de uma história hipotética, apresenta a tríade conteúdo-forma-destinatário como possibilidade de tratar pedagogicamente os fundamentos ontológicos do atletismo nas aulas de Educação Física para o salto qualitativo do pensamento empírico ao teórico dos estudantes.


Palavras-chave: Educação Física. Cultura Corporal. Atletismo. Ontologia.

Publicado
Ago 31, 2021
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SILVA, Ivson Conceição; DE FARIAS, Leidiane Alves; ZULKE TAFFAREL, Celi Nelza. Ensino do atletismo: possibilidades ontológicas a partir da abordagem crítico-superadora. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 3, p. 156-162, ago. 2021. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1153>. Acesso em: 27 out. 2021.