Ensino do atletismo: possibilidades ontológicas a partir da abordagem crítico-superadora

Autores

  • Ivson Conceição Silva Faculdade Maria Milza/Universidade Federal da Bahia
  • Leidiane Alves de Farias Faculdade Maria Milza
  • Celi Nelza Zulke Taffarel Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Educação Física, Cultura Corporal, Atletismo, Ontologia

Resumo

O artigo apresenta o resultado do trabalho desenvolvido sobre o ensino dos fundamentos ontológicos do atletismo nas aulas de Educação Física para estudantes do 7º ano dos anos iniciais do Fundamental II em uma escola da rede pública de ensino do Município de Governador Mangabeira-Bahia. Quais as possibilidades do trato pedagógico com os fundamentos ontológicos do atletismo, considerando a tríade conteúdo-forma-destinatário, para elevação da capacidade teórica dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental II? Para realização do estudo, utilizou-se da observação sistemática e diário de campo. A partir de uma história hipotética, apresenta a tríade conteúdo-forma-destinatário como possibilidade de tratar pedagogicamente os fundamentos ontológicos do atletismo nas aulas de Educação Física para o salto qualitativo do pensamento empírico ao teórico dos estudantes.

Palavras-chave: Educação Física. Cultura Corporal. Atletismo. Ontologia.

Athletics teaching: ontological possibilities from the critical-overcoming approach

Abstract: The article presents the result of the work developed on the teaching of the ontological foundations of athletics in Physical Education classes for students in the 7th grade of the initial years of Elementary School II in a public school in the city of Governador Mangabeira-Bahia. What are the possibilities of the pedagogical approach with the ontological foundations of athletics, considering the content-form-recipient triad, to increase the theoretical capacity of students in the 7th year of Elementary School II? To carry out the study, systematic observation and a field diary were used. Based on a hypothetical story, it presents the content-form-recipient triad as a possibility to pedagogically address the ontological foundations of athletics in Physical Education classes for the qualitative leap from empirical to theoretical thinking by students.

Keywords: Physical Education. Body Culture. Athletics. Ontology.

Biografia do Autor

Ivson Conceição Silva, Faculdade Maria Milza/Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer- UFBA. Licenciado em Educação Física pela Faculdade Regional da Bahia. Membro pesquisador do projeto Epistemologia da Educação Física-EPISTEF-Nordeste no LEPEL/FACED/UFBA-FE-UNICAMP. Foi bolsista ATP pela pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte- DIESPORTE. É professor da Faculdade Maria Milza-FAMAM. Professor da rede municipal de Governador Mangabeira. Formador do Programa Escola da Terra-PRONACAMPO-UFBA. Tutor da especialização em Educação, Pobreza, Desigualdade Social-UFBA Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando com os seguintes temas: Educação Básica. Produção do Conhecimento. Epistemologia. Políticas Públicas. Métodos, Abordagens e Técnica de pesquisa.

Leidiane Alves de Farias, Faculdade Maria Milza

Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA). Graduada em Comunicação Social, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Jornalismo e Mídias Regionais, pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNJPÊ). Professora da Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia

 

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e, Pós--Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha, (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia Pesquisadora de Produtividade do CNPq.

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Publicado

2021-08-31