Importância do diálogo sobre corpo e mídia nas aulas de Educação Física: um mundo de ilusões

Autores

Palavras-chave:

Corpo, Educação Física, Mídia, Relato de experiência

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar as etapas realizadas no projeto “A crise do corpo contemporâneo‟ vivenciado no ensino remoto com as turmas femininas de Educação Física de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do ensino privado do município de Novo Hamburgo/RS. Foram 29 meninas, com idades entre 13 e 15 anos. É um estudo de caráter qualitativo com características descritivas/narrativas de um relato de experiência. A partir da análise do trabalho desenvolvido, percebemos o quanto as mídias influenciam nas concepções das adolescentes quanto ao seu corpo e estão diretamente vinculadas à maneira de se relacionarem com ele. Por mais que elas entendam a falta de veracidade atrás das peças publicitárias, posts ou produções midiáticas e tenham conhecimentos diversos sobre o uso de filtros e edições, ainda assim, vivenciam o confronto em se aceitarem e se compararem com um padrão corporal estabelecido entre elas. Mencionam o quanto, por vezes, se sentem iludidas ou imersas em mundo de ilusões com o que é apresentado a elas em suas redes sociais e cotidianamente. Consideramos ser de extrema relevância o registro dessas experiências, como profissionais da área de Educação Física, para estimular a nossa sala de aula a tornar-se um local de diálogo acerca de diferentes temáticas que atravessam a sociedade.

Palavras-chave: Corpo. Educação Física. Mídia. Relato de Experiência.

Importance of dialogue about body and media in Physical Education classes: a world of illusions

Abstract: This paper aims to report the steps taken in the project "The crisis of the contemporary body" experienced in remote education with female Physical Education classes in the 9th grade of Elementary School in a private school in the city of Novo Hamburgo/RS . There were 29 girls, aged between 13 and 15 years. It is a qualitative study with descriptive/narrative characteristics of an experience report. From the analysis of the work carried out, we can see how the media influence the adolescents' conceptions of their bodies and are directly linked to the way they relate to it. As much as they understand the lack of veracity behind advertising pieces, posts or media productions and have diverse knowledge about the use of filters and editions, they still experience the confrontation in accepting and comparing themselves with a body standard established between them. They mention how, at times, they feel deluded or immersed in a world of illusions with what is presented to them on their social networks and on a daily basis. We consider it extremely important to record these experiences, as professionals in the field of Physical Education, to encourage our classroom to become a place for dialogue about different themes that permeate society.

Keywords: Body. PE. Media. Experience Report.

 

Biografia do Autor

Nicole Dörr, Universidade Feevale

Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Feevale, com bolsa pelo Projeto comunitário de extensão Dançar. Atualmente é professora e coreógrafa do código de dança jazz. Tem experiência em projetos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: dança e educação, jazz dance e corporeidade.

Alessandra Fernandes Feltes, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE com bolsa CAPES. Graduada no curso de Licenciatura em Educação Física/ Universidade Feevale (2014); Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social/ Universidade Feevale (2017). Atualmente é professora de dança e de Educação Física. Está inserida no Grupo de Pesquisa em Análise dos Processos Midiáticos e Práticas Socioculturais pela Universidade Feevale desde 2013. É sócia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) desde 2014 e é membro do comitê científico do Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, desde 2019. Tem por âmago e objetivo relacionar suas problemáticas cotidianas a realidade acadêmica e científica. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, práticas socioculturais, discussões de mídia e juventudes. Atua como avaliadora de Feiras Multidisciplinares a nível escolar, de municípios do Vale do Rio do Sinos.

Downloads

Publicado

2021-08-31