Importância do diálogo sobre corpo e mídia nas aulas de Educação Física: um mundo de ilusões
Palavras-chave:
Corpo, Educação Física, Mídia, Relato de experiênciaResumo
Este trabalho tem por objetivo relatar as etapas realizadas no projeto “A crise do corpo contemporâneo‟ vivenciado no ensino remoto com as turmas femininas de Educação Física de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola do ensino privado do município de Novo Hamburgo/RS. Foram 29 meninas, com idades entre 13 e 15 anos. É um estudo de caráter qualitativo com características descritivas/narrativas de um relato de experiência. A partir da análise do trabalho desenvolvido, percebemos o quanto as mídias influenciam nas concepções das adolescentes quanto ao seu corpo e estão diretamente vinculadas à maneira de se relacionarem com ele. Por mais que elas entendam a falta de veracidade atrás das peças publicitárias, posts ou produções midiáticas e tenham conhecimentos diversos sobre o uso de filtros e edições, ainda assim, vivenciam o confronto em se aceitarem e se compararem com um padrão corporal estabelecido entre elas. Mencionam o quanto, por vezes, se sentem iludidas ou imersas em mundo de ilusões com o que é apresentado a elas em suas redes sociais e cotidianamente. Consideramos ser de extrema relevância o registro dessas experiências, como profissionais da área de Educação Física, para estimular a nossa sala de aula a tornar-se um local de diálogo acerca de diferentes temáticas que atravessam a sociedade.
Palavras-chave: Corpo. Educação Física. Mídia. Relato de Experiência.
Importance of dialogue about body and media in Physical Education classes: a world of illusions
Abstract: This paper aims to report the steps taken in the project "The crisis of the contemporary body" experienced in remote education with female Physical Education classes in the 9th grade of Elementary School in a private school in the city of Novo Hamburgo/RS . There were 29 girls, aged between 13 and 15 years. It is a qualitative study with descriptive/narrative characteristics of an experience report. From the analysis of the work carried out, we can see how the media influence the adolescents' conceptions of their bodies and are directly linked to the way they relate to it. As much as they understand the lack of veracity behind advertising pieces, posts or media productions and have diverse knowledge about the use of filters and editions, they still experience the confrontation in accepting and comparing themselves with a body standard established between them. They mention how, at times, they feel deluded or immersed in a world of illusions with what is presented to them on their social networks and on a daily basis. We consider it extremely important to record these experiences, as professionals in the field of Physical Education, to encourage our classroom to become a place for dialogue about different themes that permeate society.
Keywords: Body. PE. Media. Experience Report.