Diálogo entre currículo e processo seletivo para professores de Educação Física da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: uma análise documental

Autores

  • Rafael Duarte de Souza SEEDF

Palavras-chave:

Currículo, Processo Seletivo, Concepções críticas, Educação Física Escolar

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o diálogo entre, o currículo vigente da Secretaria de educação do Distrito Federal -currículo em movimento- com o processo seletivo para ingressar nesse órgão da educação pública do DF. Foi utilizada como metodologia a pesquisa documental, no formato de análise documental. A discussão permeou sobre a análise dos seguintes documentos: currículo vigente da SEEDF, os editais e, as provas dos últimos três processos seletivos, utilizado como critério de inclusão dos processos seletivos, o dado momento em que o currículo entra em vigência. Percebeu-se que, há uma coerência entre o que é colocado como diretriz pedagógica no que tange à educação física escolar com o conhecimento cobrado dos candidatos a professores de educação física da rede pública de ensino do DF.

Palavras-chave: Currículo. Processo Seletivo. Concepções críticas. Educação Física Escolar.

Dialogue between curriculum and selection process for Physical Education teachers at the Federal District's Secretary of Education: a documentary analysis

Abstract: This study aims to analyze the dialogue between the current curriculum of the Federal District Department of Education -curriculum in motion- with the selection process to join this public education agency in the Federal District. Documentary research was used as a methodology, in the form of document analysis. The discussion permeated the analysis of the following documents: SEEDF's current curriculum, public notices, and evidence from the last three selection processes, used as a criterion for inclusion in the selection processes, the given moment in which the curriculum comes into effect. It was noticed that there is a coherence between what is placed as a pedagogical guideline with regard to school physical education with the knowledge demanded from candidates for physical education teachers in the public school system in the Federal District.

Keywords: Curriculum. Selective process. Critical conceptions. School Physical Education.

Downloads

Publicado

2021-08-31