Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Search
Search
Cadastro
Acesso
Search
Search
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 1 (2022): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#28)
Vol. 9 No. 1 (2022): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#28)
Published:
2022-03-31
Editorial
Editorial: um debate em prol da qualificação das práticas de alfabetização e letramento
Guilherme Nothen
3
PDF (Português (Brasil))
PDF (expediente) (Português (Brasil))
Apresentação
Maria das Graças de Paula Machado
6-8
PDF (Português (Brasil))
Censo em Debate
Evolução das matrículas no Distrito Federal: O cenário para o período 2016 a 2020
Lucilene Dias Cordeiro, Vanessa de Paula Reis
9-20
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Nível de percepção da comunidade escolar sobre educação ambiental em duas escolas públicas do Distrito Federal – Brasil
Herdson Renney de Sousa, Ivan Andrew Campos Haxton, Joaquim Lucas Júnior
21-33
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores e de gestores pedagógicos para as escolas cívico-militares
Edna Mara Corrêa Miranda
34-41
PDF (Português (Brasil))
Estratégias pedagógicas com textos literários mediados por WhatsApp para o ensino do inglês
Carla Moreira de Sousa Freire, María Andrea Guisen
42-52
PDF (Português (Brasil))
África na sala de aula: entre o que sei e o que posso saber
Danielle Soares Gomes, Carlos Vinícius da Silva Mendes
53-61
PDF (Português (Brasil))
As contribuições da Psicologia Histórico-cultural para o ensino dos alunos público-alvo da Educação Especial
Fernanda Welter Adams, Ana Paula Manica
62-72
PDF (Português (Brasil))
A educação pública paulista frente ao “capitalismo de vigilância‟ em tempos de pandemia
Verissimo dos Santos Furtado Filho
73-81
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
A importância do ensino da língua inglesa na educação básica em instituições públicas brasileiras
Ângela Cristina de Sousa Silva
82-90
PDF (Português (Brasil))
O impacto do ensino não presencial na saúde mental dos profissionais da educação
Mariana Teixeira dos Santos, Adeir Ferreira Alves, Rafaella Pinheiro Cesario
91-97
PDF (Português (Brasil))
A Flor de Ayana: por uma educação antirracista na Educação Infantil
Danielle Daiane Reis, Flávia Louredo Cardoso dos Reis, Rodrigo Cosme dos Santos
98-102
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Temático
Prólogo
Márcia Vânia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira-Mendes, Vânia Márcia Silvério Perfeito
109
PDF (Português (Brasil))
PDF (expediente) (Português (Brasil))
Dossiê - Artigos
A apropriação da cultura escrita por meio do brincar: percursos de conhecimento na Educação Infantil
Maria Paula Vasconcelos Taunay, Graziela Jacynto Lara, Ione da Costa Melo Silva, Fernanda Godoy Angelini, Andreia dos Santos Gomes Vieira, Ana Neila Torquato de Arimatéia Ferreira
112-119
PDF (Português (Brasil))
Políticas públicas de formação continuada de professores alfabetizadores e os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Viviane Carrijo Volnei Pereira
120-127
PDF (Português (Brasil))
Avaliação das aprendizagens de leitura nas turmas do Bloco Inicial de Alfabetização no retorno das aulas presenciais: uma experiência piloto na Coordenação Regional de Ensino do Gama (DF)
Isabelly Goulart Mourão, Maristela Morais Araújo, Gabriela Cristiana dos Campos Oliveira, Leandro Ribeiro Tonete, Sandra Raquel de Almeira
128-136
PDF (Português (Brasil))
Projeto Trilhar: a alfabetização e os desafios impostos pela pandemia de Covid-19
Nilvânia Cardoso Almeida, Ludmilla Corrêa Balduino de Lima Serafim, Ana Carolina Tavares
137-143
PDF (Português (Brasil))
A progressão do ensino da leitura e do sistema de escrita alfabética no Bloco Inicial de Alfabetização
Márcia Vânia Silvério Perfeito
144-153
PDF (Português (Brasil))
Cultura escrita e ludicidade: reflexões sobre práticas de alfabetização na Educação Infantil
Suelen Fernandes Silva, Camila Henrique Santos
154-162
PDF (Português (Brasil))
O Programa Alfa e Beto: uma análise do processo de didatização para o ensino da consciência fonológica
Graciely Garcia Soares, Kelly Alves Rocha dos Santos, Solange Alves de Oliveira-Mendes
163-172
PDF (Português (Brasil))
O coordenador pedagógico e o professor atuante no Bloco Inicial de Alfabetização: uma articulação possível no cotidiano escolar?
Lucineide Alves Batista Lobo, Ana Kátia da Costa Silva, Camilli de Castro Barros
173-181
PDF (Português (Brasil))
Escolha da coleção didática de língua portuguesa no último ano do ciclo de alfabetização: processos de organização e critérios adotados
Vânia Márcia Silvério Perfeito, Solange Alves de Oliveira-Mendes, Alexsandro da Silva
182-190
PDF (Português (Brasil))
Leitura e literatura na BNCC e no Currículo em Movimento do Distrito Federal: é preciso ensinar a gostar de ler?
Ana Kátia da Costa Silva, Camilli de Castro Barros, Lucineide Alves Batista Lobo
191-198
PDF (Português (Brasil))
O ensino das habilidades de consciência fonológica: uma experiência em uma turma de 2º ano do Bloco Inicial de Alfabetização
Kelly Alves Rocha dos Santos, Graciely Garcia Soares
199-205
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Relatos
Brincadeira é importante sim, ou você nunca foi criança? A mediação entre alfabetizar e brincar
Luiz Gonzaga Lapa Junior, Sônia Maria Escobar de Matos Ferreira
206-211
PDF (Português (Brasil))
Dona Baratinha: um projeto literário como eixo estruturante do trabalho pedagógico no Bloco Inicial de Alfabetização
Marcia Bittencourt Leite
212-217
PDF (Português (Brasil))
A alfabetização no contexto do ensino remoto: o caso de duas turmas de 1º ano de uma escola pública do Distrito Federal
Drielly de Sousa Barreto, Gilcéia Leite dos Santos Fontenele
218-220
PDF (Português (Brasil))
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
Português (Brasil)
English