Projeto Trilhar: a alfabetização e os desafios impostos pela pandemia de Covid-19

Autores

  • Nilvânia Cardoso Almeida Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ludmilla Corrêa Balduino de Lima Serafim Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ana Carolina Tavares Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Alfabetização. Mapeamento das Aprendizagens. Desafios. Projeto Trilhar

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e compreender como os processos de alfabetização foram impactados pela pandemia de Covid-19 no contexto da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada na perspectiva metodológica da análise de conteúdos. O artigo foca, em particular, na implementação do Projeto Trilhar, que buscou produzir um diagnóstico sobre o impacto da pandemia nas aprendizagens dos estudantes e desenvolver ações para minimizar as lacunas identificadas. Os achados da pesquisa reforçaram a intensidade dos desafios retratados pela realidade vivida, apontando os sucessos, os contratempos e a indicação de percursos pedagógicos indispensáveis para o ensinar e o aprender a serem desenvolvidos e ampliados, com encaminhamentos relacionados especificamente à alfabetização e ao letramento dos(as) estudantes.

Palavras-chave: Alfabetização. Mapeamento das aprendizagens. Desafios educacionais. Projeto Trilhar.

Trilhar project: Child literacy and the challenges imposed by the Covid-19 pandemic

Abstract: This article seeks to analyze and understand how literacy processes were impacted by the Covid-19 pandemic in the context of the public school system in the Federal District. To this aim, a qualitative research was carried out, based on the methodological perspective of content analysis. The article focuses, in particular, on the implementation of the Trilhar Project, which sought to produce a diagnosis of the impact of the pandemic on student learning and develop actions to minimize the identified gaps. The research findings reinforced the intensity of the challenges portrayed by the lived reality, pointing out the successes, setbacks and the indication of indispensable pedagogical paths for teaching and learning to be developed and expanded, with considerations specifically related to child literacy.

Keywords: Child literacy. Learning diagnosis. Educational challenges. Projeto Trilhar.

Downloads

Publicado

2022-03-31