Escolha da coleção didática de língua portuguesa no último ano do ciclo de alfabetização: processos de organização e critérios adotados

Autores

Palavras-chave:

Escolha, Alfabetização, Livro didático, PNLD

Resumo

Este estudo analisou o processo de escolha de uma coleção didática de língua portuguesa em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foi investigado como duas professoras, que atuavam no 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização, organizaram-se para esse processo, assim como as ações desenvolvidas e os critérios que as orientaram. As análises revelaram que o Guia de livros didáticos e os aspectos teórico-metodológicos não ganharam relevo. A escolha teve como alicerce apenas o exame das coleções, não existindo um momento formal de análise por toda a equipe. Como critérios, uma das docentes priorizou o letramento e os gêneros textuais, enquanto a outra privilegiou os conteúdos e as habilidades.

Palavras-chave: Escolha. Alfabetização. Livro didático. PNLD.

The selection of the Portuguese language didactic collection in the last year of the literacy cycle: organization processes and adopted criteria

Abstract: This study analyzed the selection process of a didactic collection of Portuguese language in a school of the State Department of Education of Distrito Federal. It was investigated how two teachers who worked in the 3rd year of the Initial Literacy Block organized themselves for this process, as well as the actions developed and the criteria which guided them. This research revealed that the textbook guide, theoretical-methodological aspects, and the expected purposes did not have relevance. The choice was based only on the collections examination, and there was no formal moment of analysis by the entire team. As criteria, one of the teachers prioritized literacy and textual genres; and the other, content and skills.

Keywords: Choice. Literacy. Textbook. PNLD.

Biografia do Autor

Vânia Márcia Silvério Perfeito, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduada em Pedagogia; especialista em Supervisão, Administração e Didática; mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) na área de Alfabetização e Letramento. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP); do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (GEPALPE) e da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Solange Alves de Oliveira-Mendes é graduada em Pedagogia; mestra e doutora em educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professora da área de língua materna, alfabetização e literatura na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Orienta estudos sobre as práticas de alfabetização e letramento no contexto da proposta dos ciclos de aprendizagem; Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (GEPALPE). E-mail: solangealvesdeoliveira@gmail.com

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Alexsandro da Silva é graduado em Pedagogia, mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Núcleo de Formação Docente e do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da UFPE. Orienta estudos sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa (leitura, escrita e análise linguística), principalmente na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na EJA, com ênfase em temas como conhecimentos dos aprendizes, saberes e práticas dos professores, propostas curriculares e recursos didáticos. E-mail: alexs-silva@uol.com.br

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Publicado

2022-03-25