Escolha da coleção didática de língua portuguesa no último ano do ciclo de alfabetização: processos de organização e critérios adotados
Palavras-chave:
Escolha, Alfabetização, Livro didático, PNLDResumo
Este estudo analisou o processo de escolha de uma coleção didática de língua portuguesa em uma escola da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foi investigado como duas professoras, que atuavam no 3º ano do Bloco Inicial de Alfabetização, organizaram-se para esse processo, assim como as ações desenvolvidas e os critérios que as orientaram. As análises revelaram que o Guia de livros didáticos e os aspectos teórico-metodológicos não ganharam relevo. A escolha teve como alicerce apenas o exame das coleções, não existindo um momento formal de análise por toda a equipe. Como critérios, uma das docentes priorizou o letramento e os gêneros textuais, enquanto a outra privilegiou os conteúdos e as habilidades.
Palavras-chave: Escolha. Alfabetização. Livro didático. PNLD.
The selection of the Portuguese language didactic collection in the last year of the literacy cycle: organization processes and adopted criteria
Abstract: This study analyzed the selection process of a didactic collection of Portuguese language in a school of the State Department of Education of Distrito Federal. It was investigated how two teachers who worked in the 3rd year of the Initial Literacy Block organized themselves for this process, as well as the actions developed and the criteria which guided them. This research revealed that the textbook guide, theoretical-methodological aspects, and the expected purposes did not have relevance. The choice was based only on the collections examination, and there was no formal moment of analysis by the entire team. As criteria, one of the teachers prioritized literacy and textual genres; and the other, content and skills.
Keywords: Choice. Literacy. Textbook. PNLD.