A apropriação da cultura escrita por meio do brincar: percursos de conhecimento na Educação Infantil

Autores

  • Maria Paula Vasconcelos Taunay Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Graziela Jacynto Lara Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ione da Costa Melo Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Fernanda Godoy Angelini Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Andreia dos Santos Gomes Vieira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ana Neila Torquato de Arimatéia Ferreira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Cultura Escrita, Brincar, Currículo da Educação Infantil

Resumo

O presente artigo reflete acerca do brincar no desenvolvimento da cultura escrita no percurso de conhecimento oferecido na Educação Infantil nas unidades escolares públicas e parceiras do Distrito Federal. Traz uma abordagem histórica sobre a alfabetização na Educação Infantil brasileira e, especificamente, nos anos iniciais da capital federal, que desde seus primórdios previa a instalação de Jardins de Infância, conforme o Plano de Construções Escolares, da lavra de Anísio Teixeira. Considera o ato de brincar como direito de bebês e crianças, ressaltando a sua importância como forma de aprendizagem para o pleno desenvolvimento e socialização infantil. Ao brincar, a criança aprende a viver, formar conceitos e adquire experiências indispensáveis para a adequada aprendizagem prazerosa da leitura e da cultura escrita. O ato de brincar representa um eixo integrador nas práticas pedagógicas contemporâneas e fundamenta experiências lúdicas que estimulam o conhecimento acerca da identidade, da autonomia e do papel social das crianças, ao despertar importantes funções como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Entende-se que a ambientação da cultura escrita é parte constituinte da formação integral das crianças de 0 a 5 anos e deve ser assegurada por meio de ações pedagógicas que oportunizem experiências em diferentes linguagens, enquanto instrumento de comunicação e expressão de vontades, pensamentos e sentimentos. O Currículo da Educação Infantil do Distrito Federal estimula as vivências relativas à cultura escrita estruturadas em campos de experiências, como direitos de aprendizagem pautados em princípios éticos, estéticos e políticos.

Palavras-chave: Cultura escrita. Brincar. Currículo da Educação Infantil.

The appropriation of written culture through play: paths of knowledge in Early Childhood Education

Abstract: This article reflects on playing in the development of written culture offered in Early Childhood Education in public and partner schools in the Federal District. It brings a historical approach to literacy in Brazilian Early Childhood Education and, specifically, in the early years of the federal capital, which since its inception provided for the installation of Kindergartens, according to the School Construction Plan, created by Anísio Teixeira. It considers the act of playing as a right for babies and children, emphasizing its importance as a form of learning for the full development and socialization of children. When playing, the child learns to live, form concepts and acquires indispensable experiences for the proper pleasurable learning of reading and writing. The act of playing represents an integrating axis in contemporary pedagogical practices and supports playful experiences that encourage knowledge about children’s identity, autonomy and social role by awakening important functions such as attention, imitation, memory and imagination. It is understood that the setting of written culture is a constituent part of the integral education of children aged 0 to 5 years and must be ensured through pedagogical actions that provide opportunities for experiences in different languages, as an instrument of communication and expression of desires, thoughts and feelings. Distrito Federal´s Early Childhood Education Curriculum encourages experiences related to written culture structured in fields of experience, such as learning rights based on ethical, aesthetic and political principles.

Keywords: Written culture. Play. Early Childhood Education Curriculum.

Biografia do Autor

Graziela Jacynto Lara, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora de Educação Básica em exercício na Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Ione da Costa Melo Silva, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora de Educação Básica em exercício na Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Fernanda Godoy Angelini, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora de Educação Básica em exercício na Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Andreia dos Santos Gomes Vieira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora de Educação Básica em exercício na Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal. 

Ana Neila Torquato de Arimatéia Ferreira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Professora de Educação Básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal em atividade na Diretoria de Educação Infantil. 

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Publicado

2022-03-31