A alfabetização no contexto do ensino remoto: o caso de duas turmas de 1º ano de uma escola pública do Distrito Federal

Autores

  • Drielly de Sousa Barreto Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Gilcéia Leite dos Santos Fontenele Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Alfabetização, Ensino Fundamental I, Ensino Remoto, Trabalho Pedagógico

Resumo

Esse texto tem o objetivo de apresentar um relato da experiência com alfabetização de alunos de uma escola pública do Distrito Federal no contexto da Covid-19. Durante os anos de 2020 e 2021 desenvolveu-se esta pesquisa, fruto da observação de 40 alunos do sexo masculino e feminino de uma escola pública do ensino fundamental 1. A experiência revelou que o ensino remoto não é o ideal para desenvolver e/ou vivenciar a fase de alfabetização, mas os desafios e dificuldades durante este período foram mais bem vividos e vencidos por meio do desenvolvimento de um trabalho colaborativo, envolvendo toda a comunidade escolar. A principal limitação se deu por conta da falta de acesso a equipamento e internet experimentada por alguns alunos.

Palavras-chave: Alfabetização. Ensino Fundamental I. Ensino Remoto. Trabalho Pedagógico.

Literacy in the context of remote teaching: the case of two 1st-year classes of a public school in the Federal District

This text aims to present an account of the experience with literacy of students from a public school in the Federal District in the context of Covid-19. During the years 2020 and 2021, this research was developed, as a result of the observation of 40 male and female students from a public elementary school 1. Experience revealed that remote teaching is not ideal for developing and/or experiencing the literacy phase, but the challenges and difficulties during this period were better experienced and overcome through the development of collaborative work, involving the entire school community. The main limitation was due to the lack of access to equipment and internet experienced by some students.

Keywords: Literacy. Early childhood education. Remote teaching. Pedagogical work.

Downloads

Publicado

2022-03-31