África na sala de aula: entre o que sei e o que posso saber

Autores

  • Danielle Soares Gomes Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Carlos Vinícius da Silva Mendes Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) / Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Consciência Negra, Lei nº 10.639/03, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Afrocentricidade

Resumo

Este texto relata a realização do projeto “Redescobrindo a África: olhares, heranças e (re) significações‟, realizado com três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Classe em Brazlândia, Distrito Federal. O projeto, realizado em 2019 como uma ação de implementação da Lei nº 10.639/03, teve como principal objetivo desconstruir imagens estereotipadas do continente africano e promover ações que contribuam na construção de uma consciência negra. O projeto revelou que as crianças mesmo com pouca idade já apresentam uma imagem distorcida do que se refere à África, assim como reproduzem atitudes racializadas. Foi possível perceber também a necessidade de abordar a temática de forma responsável para o fortalecimento da autoestima e pertencimento étnico racial. 

Palavras-chave: Consciência Negra. Lei nº 10.639/03. Educação para as Relações Étnico-Raciais. Afrocentricidade.

Africa in the classroom: between what I know and what I can know

Abstract: This text reports the realization of the project “Rediscovering Africa: looks, inheritances and (re) meanings‟, carried out with three classes from the 5th year of Elementary School I from Escola Classe in Brazlândia, Distrito Federal. The project, carried out in 2019 as an action to implement the law 10.639/03, with the main objective of deconstructing stereotyped images of the African continent and promoting actions that contribute to the construction of a black conscience. The project revealed that children, even at a young age, already have a distorted image of Africa, as well as reproducing racialized attitudes. It was also possible to perceive the need to approach the theme in a responsible way to strengthen self-esteem and racial ethnic belonging.

Keywords: Black Consciousness. Law No. 10,639/03. Education for Ethnic-Racial Relations. Afrocentricity.

Downloads

Publicado

2022-03-31