O ensino das habilidades de consciência fonológica: uma experiência em uma turma de 2º ano do Bloco Inicial de Alfabetização

Autores

  • Kelly Alves Rocha dos Santos Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Graciely Garcia Soares Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Resumo

Este artigo analisa o trabalho pedagógico desenvolvido para o alcance das habilidades de consciência fonológica no processo de alfabetização de estudantes do 2º ano do Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teoricamente está ancorada na psicogênese da língua escrita, no ensino de linguagem na alfabetização, na discussão dos ciclos e, metodologicamente, em Bardin (2016) para análise de conteúdo temática. As técnicas de investigação adotadas foram a observação participante (cinco em cada semestre do ano letivo de 2019. Os resultados apontaram para uma articulação entre alfabetização e letramento, bem como para alternativas que focaram habilidades de consciência fonológica.

Palavras-chave: Educação. Alfabetização. Consciência fonológica.

The teaching of phonological awareness skills: an experience in a 2nd year class of the Initial Literacy Block

Abstract: This article analyzes the pedagogical work developed to achieve phonological awareness skills in the literacy process of 2nd year students of the Initial Literacy Block - BIA, of a public school in the Federal District. This is qualitative research, which is theoretically anchored in the psychogenesis of written language, in language teaching in literacy, in the discussion of cycles and, methodologically, in Bardin (2016) for thematic content analysis. The research techniques adopted were participant observation (five in each semester of the 2019 academic year. The results pointed to an articulation between literacy, as well as alternatives that focused on phonological awareness skills.

Keywords: Education. Literacy. Phonological awareness.

Downloads

Publicado

2022-03-31