O Programa Alfa e Beto: uma análise do processo de didatização para o ensino da consciência fonológica

Autores

  • Graciely Garcia Soares Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Kelly Alves Rocha dos Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Solange Alves de Oliveira-Mendes Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Programa Alfa e Beto., Consciência Fonológica., Prática Pedagógica., Alfabetização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as escolhas didáticas e pedagógicas feitas por uma docente do 1º ano do ensino fundamental para o ensino da consciência fonológica, a partir do programa Alfa e Beto. A investigação é um estudo de caso de tipo etnográfico e tem por metodologia a análise de conteúdo temática. Os resultados demonstraram o quanto a sequência estabelecida pelo ensino estruturado é artificial, desrespeita a diversidade de saberes dos estudantes, ignora o protagonismo da professora, desconsidera a epistemologia referente à progressão das habilidades fonológicas, trazendo uma supremacia do fonema.

Palavras-chave: Programa Alfa e Beto. Consciência fonológica. Prática pedagógica. Alfabetização.

The Alfa e Beto Program: an analysis of thr didatization process for the teaching of phonological awareness

Abstract: This article aims to analyze the didactic and pedagogical choices made by a teacher in the 1st year of elementary school for the teaching of phonological awareness, based on the Alfa e Beto program. The investigation is an ethnographic case study that is theoretically anchored in the authors Soares (2003; 2016), Morais (2019; 2012; 2004); and, methodologically, in Bardin (2016) for thematic content analysis. The results showed how much the desired sequence for structured teaching is artificial, disrespects the diversity of students' knowledge, ignores the teacher's protagonism, disregards the epistemology related to the progression of phonological skills, bringing a supremacy of the phoneme.

Keywords: Alfa and Beto Program. Phonological awareness. Pedagogical practice. Literacy.

Biografia do Autor

Kelly Alves Rocha dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Mestre em Educação – UnB. Professora da Educação Básica da SEEDF. Atualmente é chefe da UNIEB da Coordenação Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente está vinculada ao PPGE/FE- UnB. Coordena o grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino.

Downloads

Publicado

2022-03-31