Cultura escrita e ludicidade: reflexões sobre práticas de alfabetização na Educação Infantil

Autores

  • Suelen Fernandes Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Camila Henrique Santos Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento. Educação Infantil. Ludicidade.

Resumo

Esta pesquisa objetivou apreender, por meio da prática de uma docente da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, se há espaço para práticas de alfabetização ancoradas na ludicidade, na educação infantil. Ancora-se em autores, tais como Kishimoto, Morais e Soares. A produção dos dados se deu no segundo semestre de 2018, por meio de observações participantes, em uma instituição de educação infantil. Tais práticas se evidenciaram na turma acompanhada, havendo múltiplas oportunidades de brincar e refletir sobre as palavras, diariamente. Registrou-se a falta, entretanto, de uma maior presença do trabalho concomitante de letramento e sistematização de ensino do sistema de escrita, como defendido por Soares e Morais.

Palavras-chave: Alfabetização e letramento. Educação Infantil. Ludicidade.

Written culture and playfulness: Reflections on literacy practices in childhood education

Abstract: This research has as aim at apprehending, through the practice by a teacher of the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, whether there is space for literacy practices based on playfulness in Childhood Education. It is based on some authors, such as Kishimoto, Morais and Soares. Data production occurred in the second Half 2018, by participating observations in a Childhood Education institution. Such practices made evident in the group monitored, and there were multiple opportunities for playing and reflecting on the words, daily. However, the shortness of a greater concomitant work between literacy and teaching systematization of the writing system was reported, as advocated by Soares and Morais.

Keywords: Literacy. Childhood. Education. Playfulness.

Downloads

Publicado

2022-03-31