A Flor de Ayana: por uma educação antirracista na Educação Infantil

Autores

  • Danielle Daiane Reis Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Flávia Louredo Cardoso dos Reis Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Rodrigo Cosme dos Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Educação Infantil, Linguagem audiovisual

Resumo

Neste relato de experiência apresentamos a análise de uma produção cinematográfica, o curta-metragem A Flor de Ayana, que surgiu após um ato de racismo contra uma criança, de apenas três anos de idade. Esta situação, além de despertar um sentimento de revolta e tristeza, nos impulsionou a lutar fortemente por uma educação para a diversidade. Nosso objetivo é refletir sobre a promoção de uma educação antirracista desde a Educação Infantil. Pretendemos, ainda, apresentar um possível caminho a ser trilhado no combate ao racismo, por meio da linguagem audiovisual. Como profissionais da educação é imprescindível a busca por uma educação antirracista que construa desde a base o respeito entre as pessoas. A proposta pedagógica do curta-metragem procurou ampliar a reflexão sobre as relações étnico-raciais e o respeito às diversidades.

Palavras-chave: Educação antirracista. Educação infantil. Linguagem audiovisual.

A Flor de Ayana: towards an anti-racist education in early childhood education

Abstract: In this piece, we present the analysis of a cinematographic production, the short film A Flor de Ayana, which was produced after an act of racism against a three year old child. This situation, in addition to awakening a feeling of revolt and sadness, impelled us to fight strongly for an education for diversity. Our objective is to reflect on the promotion of an anti-racist education since Kindergarten. We also intend to present a possible path to be followed in the fight against racism, through audiovisual language. As education professionals, it is essential for us to search for an anti-racist education that builds respect between people from the base. The short film's pedagogical proposal sought to broaden the reflection on ethnic-racial relations and respect for diversities.

Keywords: Anti-racist education. Child education. Audiovisual language.

Biografia do Autor

Flávia Louredo Cardoso dos Reis, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Flávia Louredo Cardoso dos Reis. Especialização em Psicopedagogia com ênfase em Ensino Especial pela Faculdade Darwin. Graduação em Pedagogia pela FAJESU. Arte educadora e artesã especialista em feltro. Professora de Atividades, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Atua na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental.

Rodrigo Cosme dos Santos, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Rodrigo Cosme dos Santos. Pedagogo pela Universidade Católica de Brasília; especialista nas seguintes áreas: Libras, Atendimento Educacional Especializado (AEE); Psicopedagogia Clinica e Institucional.  Colaborador em Projeto na Associação Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) e Anvisa Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Professor, Palestrante e Intérprete de Libras no contexto Educacional e Social, Atuou como docente  Substituto  no  EJA 1º Segmento  de  1ºa 4º série.

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Publicado

2022-03-31