A Flor de Ayana: por uma educação antirracista na Educação Infantil
Palavras-chave:
Educação Antirracista, Educação Infantil, Linguagem audiovisualResumo
Neste relato de experiência apresentamos a análise de uma produção cinematográfica, o curta-metragem A Flor de Ayana, que surgiu após um ato de racismo contra uma criança, de apenas três anos de idade. Esta situação, além de despertar um sentimento de revolta e tristeza, nos impulsionou a lutar fortemente por uma educação para a diversidade. Nosso objetivo é refletir sobre a promoção de uma educação antirracista desde a Educação Infantil. Pretendemos, ainda, apresentar um possível caminho a ser trilhado no combate ao racismo, por meio da linguagem audiovisual. Como profissionais da educação é imprescindível a busca por uma educação antirracista que construa desde a base o respeito entre as pessoas. A proposta pedagógica do curta-metragem procurou ampliar a reflexão sobre as relações étnico-raciais e o respeito às diversidades.
Palavras-chave: Educação antirracista. Educação infantil. Linguagem audiovisual.
A Flor de Ayana: towards an anti-racist education in early childhood education
Abstract: In this piece, we present the analysis of a cinematographic production, the short film A Flor de Ayana, which was produced after an act of racism against a three year old child. This situation, in addition to awakening a feeling of revolt and sadness, impelled us to fight strongly for an education for diversity. Our objective is to reflect on the promotion of an anti-racist education since Kindergarten. We also intend to present a possible path to be followed in the fight against racism, through audiovisual language. As education professionals, it is essential for us to search for an anti-racist education that builds respect between people from the base. The short film's pedagogical proposal sought to broaden the reflection on ethnic-racial relations and respect for diversities.
Keywords: Anti-racist education. Child education. Audiovisual language.