Nível de percepção da comunidade escolar sobre educação ambiental em duas escolas públicas do Distrito Federal – Brasil

Autores

  • Herdson Renney de Sousa Universidade de Brasília (UnB)
  • Ivan Andrew Campos Haxton Faculdade Projeção
  • Joaquim Lucas Júnior Fundação Oswaldo Cruz

Palavras-chave:

Educação ambiental, Saúde pública, Escola pública

Resumo

A escola tem papel crucial na formação dos cidadãos e no desenvolvimento da cultura de uma sociedade. Em países desenvolvidos a educação é um dos fatores que diferencia estes países dos países em desenvolvimento. A fim de verificar a importância da educação ambiental (EA) no ensino público brasileiro, dois questionários foram aplicados em duas escolas públicas do Distrito Federal/Brasil. O primeiro questionário foi direcionado aos alunos do 1º e 3º ano do ensino médio e continha dez questões, o segundo questionário foi aplicado aos professores dessas mesmas escolas e foi constituído de nove questões. Ao todo, 72 alunos e 20 professores participaram da pesquisa. Em suma, 72% dos alunos conseguiram definir a EA de maneira contextualizada, 100% dos alunos acreditam que a EA deve ser discutida nas disciplinas de Biologia e Geografia e apenas 8% dos alunos correlacionaram a EA com a prevenção de doenças e saúde pública. Quando analisados os resultados dos professores, 100% acreditam que a EA tem correlação com a saúde pública, porém 50% dos professores afirmaram não ter interesse em participar de curso de formação em EA, pois não há correlação com a disciplina ministrada por eles. Os dados obtidos demonstram que a educação ambiental ainda não possui a devida importância em sala de aula, assim é crucial o empenho de todos os atores da sociedade na implementação de uma cultura de proteção e conscientização dos temas amplos da educação ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental. Saúde pública. Escola pública.

Level of perception of the school community on environmental education in two public schools of the Federal District – Brazil

Abstract: The school plays a crucial role in the formation of citizens and in the development of a society's culture. In developed countries, education is one of the factors that differentiate countries from developing countries. In order to verify the importance of environmental education (EE) in Brazilian public education, two questionnaires were published in two schools in the Federal District / Brazil. The first questionnaire was aimed at students from the 1st and 3rd year of high school and contained the questions, the second questionnaire was provided to students from these schools and consisted of nine questions. In all, 72 students and 20 teachers participated in the survey. In short, 72% of the students were able to define an EE in a contextualized way, 100% of the students believe that EE should be discussed in the subjects of Biology and Geography and only 8% of the students correlated EE with the prevention of diseases and public health. When the result of the teachers' results, 100% believe that EE is correlated with public health, but 50% of the teachers said they are not interested in participating in the EE training course, as there is no correlation with the subject taught by them. The data collected show that environmental education does not yet have due importance in the classroom, so the commitment of all society actors in implementing a culture of protection and awareness of the broad themes of environmental education is crucial.

Keywords: Environmental education. Public health. Public school.

Biografia do Autor

Herdson Renney de Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Medicina Tropical - Universidade de Brasília (UnB) (2020), mestre em Patologia Molecular pela UnB (2013), biomédico pela faculdade Anhanguera de Brasília (FAB) (2010), farmacêutico-bioquímico pela FAB (2/2020), licenciado em biologia pelo Programa Especial de Licenciatura/IESA (2017) e bombeiro militar do CBMDF desde 2011.

Downloads

Publicado

2022-03-31