O coordenador pedagógico e o professor atuante no Bloco Inicial de Alfabetização: uma articulação possível no cotidiano escolar?

Autores

  • Lucineide Alves Batista Lobo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Ana Kátia da Costa Silva Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
  • Camilli de Castro Barros Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Educação. Alfabetização. Letramento. Coordenação Pedagógica

Resumo

O presente artigo busca investigar as articulações estabelecidas entre o coordenador pedagógico e o professor no concernente ao processo de alfabetização, no âmbito de duas escolas públicas do Distrito Federal, entre os anos de 2019 e 2020. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, numa abordagem de tipo etnográfica. Como técnica de investigação, utilizou-se o grupo focal. Para o tratamento dos dados obtidos, optou-se pela análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa apontaram que as coordenadoras desempenharam um papel preponderante na atuação junto às professoras do bloco inicial de alfabetização, tanto no ensino presencial 2019, quanto no ensino remoto no ano de 2020. Possuíam uma demanda de atribuições que as sobrecarregavam no exercício de suas atividades. O ano de 2020 foi ainda mais desafiador em função da pandemia, foi necessário se adaptarem para suprir as emergências que surgiram, realizando novos arranjos didáticos e pedagógicos a partir de ferramentas digitais e tecnológicas.

Palavras-chave: Educação. Alfabetização. Letramento. Coordenação Pedagógica.

The pedagogical coordinator and the teacher working in the Initial Literacy Block: a possible articulation in the school routine?

Abstract: This research project investigated the articulations established between the pedagogical coordinator and the teacher regarding the literacy process in two public schools in the Federal District, between the years 2019 and 2020. This is a qualitative study, in an ethnographic type approach. As a research technique, we used the focus group. For the treatment of the data obtained, we opted for thematic content analysis. The results of the research pointed out that the coordinators played a preponderant role in acting with the teachers of the initial literacy block, both in face-to face teaching 2019, and in remote teaching in the year 2020. They had a demand of attributions that overwhelmed them in the exercise of their activities. The year 2020 was even more challenging due to the pandemic, as they had to adapt to meet the emergencies that emerged, making new teaching and pedagogical arrangements based on digital and technological tools.

Keywords: Education. Literacy. Literacy. Pedagogical Coordination.

Downloads

Publicado

2022-03-31