Formação de professores e de gestores pedagógicos para as escolas cívico-militares

Autores

  • Edna Mara Corrêa Miranda Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Escolas Cívico-Militares., Formação de Professores e de Gestores., Currículo.

Resumo

Este estudo analisa a proposta de formação de professores e de gestores pedagógicos das escolas cívico-militares implantadas no ano de 2020, por meio de análise dos documentos do Programa das Escolas Cívico-Militares: Decreto no 10.004/2019 e Portaria no 2.015/2019. Este trabalho é fundamentado na Pedagogia Histórico-crítica e na Teoria Crítica de Educação e de Currículo. Realizamos revisão bibliográfica para contextualizar e situar historicamente as reformas educacionais implementadas no Brasil, dentre elas, a militarização das escolas públicas e as políticas de formação de professores. Foi possível verificar que a consolidação da nova Base Nacional Comum para formação dos professores (BNCFP) da educação básica está alinhada às políticas neoliberais lideradas pelos organismos internacionais. Os documentos normatizadores das escolas cívico-militares falam sobre formação e capacitação, entretanto, nenhuma proposta curricular foi apresentada até o momento. O portal do MEC dispõe de informações evasivas, não deixa claro como os tempos e espaços para essa formação foram pensados e organizados.

Palavras-chave: Escolas cívico-militares. Formação de professores e de gestores. Currículo.

Training of teachers and pedagogical managers for military civic schools

Abstract: This study analyzes the proposal for training teachers and pedagogical managers of civic-military schools implemented in 2020, through the analysis of the documents of the Civic-Military Schools Program: Decree no 10.004 / 2019 and Ordinance no 2.015 / 2019. This work is based on Historical-Critical Pedagogy and Critical Theory of Education and Curriculum. We carried out a bibliographic review to contextualize and historically situate the educational reforms implemented in Brazil, including the militarization of public schools and teacher training policies. It was possible to verify that the consolidation of the new Common National Base for teacher training (BNCFP) of basic education is in line with neoliberal policies led by international organizations. The normative documents of the civic-military schools talk about training and qualification, however, no curriculum proposal has been presented so far. The MEC portal has evasive information, it is not clear how the times and spaces for this training were thought and organized.

Keywords: Civic-military schools. Training of teachers and managers. Curriculum.

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Publicado

2022-03-31