A educação pública paulista frente ao “capitalismo de vigilância‟ em tempos de pandemia

Autores

  • Verissimo dos Santos Furtado Filho Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Educação pública estadual., Capitalismo de vigilância., Centro de Mídias., Pandemia de coronavírus.

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar, no atual contexto da pandemia de coronavírus, como as ações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) para a educação pública estadual, alinhadas à lógica neoliberal, transformam a oferta da educação em um grande negócio para as grandes empresas de tecnologia. Para tal, utiliza-se como metodologia a análise de textos de autores que tratam da privatização do ensino, do modus operandi das Big Techs, além de examinar documentos e sítios oficiais. Os resultados são mostrados ao longo do texto: primeiro, apresenta-se os investimentos realizados pela pasta em parceria com outras instituições, especialmente da iniciativa privada, em seguida, destaca-se a atuação das empresas Google e Microsoft com suas ferramentas educacionais e o processo de criação do Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Depois, apresenta-se como o capitalismo de vigilância monetiza dados por meio de serviços e soluções gratuitas e os riscos advindos desses serviços e soluções. Finaliza-se apontando a comercialização da oferta da educação pública no estado de São Paulo, fundamentado em autores que tratam do tema.

Palavras-chave: Educação pública estadual. Capitalismo de vigilância. Centro de Mídias. Pandemia de coronavírus.

Paulist public education in front of the “surveillance capitalism‟ in pandemic times     

Abstract: The objective of this work is to show, in the current context of the coronavirus pandemic, how the actions of the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) for state public education, aligned with neoliberal logic, transform the offer of education into a big deal for big tech companies. To this end, the analysis of texts by authors who deal with the privatization of education, the modus operandi of Big Techs is used as a methodology, in addition to examining documents and official websites. The results are shown throughout the text: first, the investments made by the portfolio in partnership with other institutions, especially the private sector, are presented, then the performance of Google and Microsoft companies with their educational tools and the process creation of the Centro de Mídias de São Paulo. Then, it presents how Surveillance Capitalism monetizes data through free services and solutions and the risks arising from these services and solutions. It ends by pointing out the commercialization of public education in the São Paulo State, based on authors who deal with the subject.

Keywords: State public education. Surveillance Capitalism. Centro de Mídias. Coronavirus pandemic.

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Publicado

2022-03-31