A progressão do ensino da leitura e do sistema de escrita alfabética no Bloco Inicial de Alfabetização

Autores

  • Márcia Vânia Silvério Perfeito Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Alfabetização, Progressão, Ensino, Leitura, Sistema de escrita alfabética

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a progressão do ensino da leitura e do sistema de escrita alfabética por meio do acompanhamento das práticas de três professoras do Bloco Inicial de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) de uma escola pertencente à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Consistiu em mostrar como os encaminhamentos didáticos e as estratégias desenvolvidas pelas professoras contribuíam para a apropriação destes objetos do conhecimento. A tessitura teórica ancorou-se em autores, tais como: Morais (2019, 2012); Soares (2020, 2016, 2008, 2003), Ferreiro e Teberosky (1999), entre outros. A pesquisa está inserida na perspectiva de estudo de caso, de tipo etnográfico, conforme realça André (2015, 2005). As docentes foram acompanhadas por meio de observações participantes. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática de Bardin (2016). Os resultados apontaram para uma articulação entre a prática de leitura e as atividades para apropriação do sistema de escrita alfabética. Porém, o ensino do eixo da leitura acenou para uma ausência de progressão, no que concerne à exploração de questões inferenciais na compreensão dos textos, bem como na baixa frequência da leitura realizada pelo estudante do 1º ano.

Palavras-chave: Alfabetização. Progressão. Ensino. Leitura. Sistema de escrita alfabética.

The progression of teaching reading and the alphabetical writing system in the Initial Literacy Block

Abstract: This study aimed to analyze the progression of teaching reading and the alphabetic writing system by accompaniment the practices of three teachers from the Initial Literacy Block (1st, 2nd and 3rd years of Elementary School) of a school belonging to the Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. It consisted in showing how the didactic guidelines and the strategies developed by the teachers contributed to the appropriation of these objects of knowledge. The theoretical texture was based on authors such as: Morais (2019, 2012); Soares (2020, 2016, 2008, 2003), Ferreiro and Teberosky (1999), among others. The research is inserted in the perspective of a case study, of an ethnographic type, as highlighted by André (2015, 2005). The teachers were accompanied through participant observations. For the data treatment, the thematic content analysis of Bardin (2016) was used. The results pointed to an articulation between the practice of reading and activities for the appropriation of the alphabetic writing system. Although, the teaching of the reading axis signaled a lack of progression, with regard to the exploration of inferential issues in the comprehension of texts, as well as the low frequency of reading performed by the 1st year student.

Keywords: Literacy. Progression. Teaching. Reading. Alphabetical writing system.

Biografia do Autor

Márcia Vânia Silvério Perfeito, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Graduada em Pedagogia; especialista em Supervisão, Administração Escolar e Didática; mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), na área de Alfabetização e  letramento. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Profissão Docente: formação, saberes e práticas (GEPPESP); do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino (GEPALPE) e da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). 

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Publicado

2022-03-31