Dona Baratinha: um projeto literário como eixo estruturante do trabalho pedagógico no Bloco Inicial de Alfabetização

Autores

  • Marcia Bittencourt Leite Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Palavras-chave:

Projeto literário, Alfabetização, Letramento, Literatura infantil

Resumo

Projeto literário é uma temática comum às escolas, em suas diversas etapas. Especialmente no Bloco Inicial de Alfabetização – BIA, ele assume papel de destaque. A literatura infantil, como arte, encanta a criança e oferece a ela muitas vivências que ela ainda não experimentou, e, além disso, abre possibilidades para a reflexão sobre a leitura e a escrita, na perspectiva da alfabetização e letramento. Aqui, trago um breve relato de um projeto literário, o projeto Dona Baratinha, desenvolvido na Escola Classe 419 de Samambaia, no ano de 2013. Ano em que trabalhei como coordenadora do BIA nesta unidade escolar do Distrito Federal e tive o privilégio de representar esta personagem, que era uma contadora de histórias. Outras professoras da escola se uniram a ela nessa arte de contar e encantar com histórias, neste período de vigência do projeto, o ano letivo. O diferencial do projeto é que além dos objetivos comuns, mais voltados para a aquisição do hábito da leitura, ele ocupou-se também da estruturação de conteúdos pertinentes à alfabetização relativos aos tipos e gêneros textuais criando situações que perrmitiram às crianças experimentarem escritas sociais reais, com intencionalidades comunicativas e interativas. Além disso, ocupou-se da organização do Projeto Interventivo com a criação de atividades e materiais, observando os diversos níveis psicogenéticos a serem trabalhados no reagrupamento interclasse, a partir das histórias contadas.

Palavras-chave: Projeto literário. Alfabetização. Letramento. Literatura infantil.

A literary project as the structuring axis of the pedagogical work at BIA

Abstract: Literary project is a theme common to schools, in its various grades. Especially in the Initial Literacy Block (BIA),in which it assumes a prominent role. Children's literature, as an art, delights children and offers them many experiences that they have not yet experienced, and, in addition, it opens up possibilities for reflection on reading and writing, from the perspective of literacy. Here, I bring a brief report of a literary project, the Miss Baratinha project, developed at Escola Classe 419 de Samambaia, in 2013. Year in that I worked as coordinator of the BIA in this school unit in the Federal District and had the privilege of representing this unit. character, who was a storyteller. Other teachers at the school joined her in this art of telling and enchanting with stories, in this period of validity of the project, the school year. The project's differential is that in addition to the common objectives, more focused on the acquisition of the reading habit, it was also concerned with the structuring of contents relevant to literacy related to textual types and genres, creating situations that allowed children to experience real social writings, with communicative and interactive intentions. In addition, he was responsible for organizing the Interventive Project with the creation of activities and materials, observing the different psychogenetic levels to be worked on in the interclass regrouping, based on the stories told.

Keywords: Literary project. Literacy. Literacy. Children's literature.

Biografia do Autor

Marcia Bittencourt Leite, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Márcia Bittencourt Leite, licenciada em Pedagogia, especialista em Educação Infantil pela Universidade de Brasília – UnB, professora na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do DF – Eape, atuou como formadora nos cursos: A Arte de Contar Histórias, A Arte dos Bonecos – Recursos para muitas histórias e o curso Alfabetização e Letramentos. 

Downloads

Publicado

2022-03-31