Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 2 (2023): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#33)
v. 10 n. 2 (2023): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#33)
Publicado:
2023-05-31
Editorial
Infâncias e Aprendizagens
Danilo Luiz Silva Maia
2-3
PDF
Apresentação
Maria das Graças de Paula Machado
6-7
PDF
Censo em Debate
Docentes do Distrito Federal: o que dizem os resultados do Educacenso para o quinquênio 2016 a 2020
Lucilene Dias Cordeiro, Vanessa de Paula Reis
8-23
PDF
Artigos
Racismo estrutural do Brasil: eugenia e higienização governamental e as narrativas racistas na sociedade civil
Samuel Cesar Machado, Adeir Ferreira Alves
24-35
PDF
A educação em busca do melhor de si: uma "transgressão bellhookiana"
Manoel Barbosa Neres
36-43
PDF
Prática pedagógica das professoras da Educação Infantil no município de Paragominas/PA
Francisca Janice Silva, Tânia Regina Lobato dos Santos
44-52
PDF
A valorização das práticas corporais na educação infantil através do brincar
Simar Pereira da Silva
53-60
PDF
Youtubers mirins forjando identidades: uma análise do canal Planeta das Gêmeas
Aliandra Cristina Mesomo Lira, Daiane de Oliveira
61-72
PDF
Relatos de Experiência
“É língua de faz de conta” relatos de uma professora, pesquisadora e mãe acerca do brincar
Regina Jodely Rodrigues Campos Aguiar, Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
73-80
PDF
Gêneros textuais para apropriação da cultura e formação da cidadania na infância
Giorgia Edrysse Paixao de Queiroz
81-85
PDF
Dossiê Temático
Prólogo
Flávia Martinelli Ferreira, Ingrid Dittrich Wiggers , Mayrhon José Abrantes Farias , Rhaisa Naide Pael Farias , Tayanne da Costa Freitas
90-91
PDF
Dossiê - Entrevistas
Estudos da Infância no mundo: tendências e perspectivas
Manuel Jacinto Sarmento
94-97
PDF
Estudos da Infância no Brasil e sua influência no campo das políticas públicas e práticas pedagógicas
Angela Maria Scalabrin Coutinho
98-101
PDF
As infâncias contemporâneas e as telas: entrelaces da pesquisa com crianças, mídias e educação
Gilka Girardello
102-104
PDF
Dossiê - Artigos
Em nome da lei: Implicações políticas, institucionais e socioeconômicas após a primeira lei de infância em Mendoza, Argentina (1995-2005)
José María Vitaliti
105-116
PDF
A participação das crianças no processo de formulação do plano decenal municipal dos direitos da criança e do adolescente de Florianópolis
Juliana Schumacker Lessa, Elizete Vieira
117-128
PDF
Bonecas no Instagram: a Barbie como dispositivo para compartilhamento de experiências cotidianas no digital
Joice Antonelli, Andrea Cristina Versuti
129-141
PDF
Educação infantil e livro didático: uma análise crítica
a critical analysis
Tatiana Santos Arruda, Márcia Vânia Silvério Perfeito, Vânia Márcia Silvério Perfeito
142-153
PDF
“Infâncias no plural”: A socialização na (des)construção do racismo e as possibilidades de uma educação antirracista
The socialization in the (de)construction of racism and the possibilities of an anti-racist education
Aldenora Conceição de Macedo, Elna Dias Cardoso, Adeir Ferreira Alves
154-162
PDF
Infâncias diversas: o papel da brincadeira no desenvolvimento e inclusão na Educação Infantil
Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda
163-169
PDF
Representações sobre o ensino da Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o discurso de professores atuantes numa área de reserva feminina
Matheus Furtado Matos, Fabiano Pries Devide, Rodrigo Lema Del Rio Martins
170-179
PDF
Pedagogia das Artes em “efeito cascata”: da formação continuada de coordenadores pedagógicos ao protagonismo infantil na “X Plenarinha - Arte”
Martha Lemos de Moraes, Rafaela Eleuterio Holanda, Márcia Ester de Souza Puglia Lima
180-193
PDF
"A tia não pode escolher, porque ela não é criança": a participação de crianças pequenas em pesquisa no contexto pandêmico
Débora Cristina Sales da Cruz Vieira
194-204
PDF
Infância e pandemia no DF: reflexões sobre os impactos da crise na vida das crianças
Diego Barrios, Gleuze Pereira Marinho Moura, Ozenilde Santos do Nascimento
205-210
PDF
Protagonismo das crianças nas práticas pedagógicas da educação física com o teatro, a brincadeira e a contação de história na educação infantil
Fernanda Mendes Franco, Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Valdete Côco, André da Silva Mello
211-223
PDF
A Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo olhar das crianças
Patrícia Manso de Lima, Jaciara Oliveira Leite
224-234
PDF
Tessituras infantis: primeiras impressões
Léia Gonçalves de Freitas, Dayse Leite Pereira
235-245
PDF
Minha brincadeira preferida: análise comparada de desenhos de crianças de uma escola do campo e uma escola urbana do Distrito Federal
Tayanne da Costa Freitas, Thainá Rodrigues de Moura Praça, Ingrid Dittrich Wiggers
246-256
PDF
Dossiê - Resenhas
Outras geografias para outras relacionalidades
José Eduardo Gama Noronha
257-260
PDF
O mundo desenhado pelas crianças
Lucimara Gomes Oliveira de Morais, Angélica da Silva, Daniel Gonçalo
261-264
PDF
Mãe de criança com autismo, inclusão e educação infantil: Processos da subjetividade contemporânea
Carolina Eckrich Canuto
265-268
PDF
Dossiê - Relatos
Férias é tempo de viajar! Biblioteca como lugar de encontros e memórias
Ana Neila Torquato de Arimatéa Ferreira
269-276
PDF
A reescrita literária como lugar de fala e as demandas infantis no enfrentamento à subalternização: relato de uma experiência pedagógica
Hugo Nicolau Vieira de Freitas
277-283
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
Português (Brasil)
English