Representações sobre o ensino da Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o discurso de professores atuantes numa área de reserva feminina
Palavras-chave:
Educação Física, Educação Infantil, Docência, GêneroResumo
O objetivo deste artigo foi o de analisar as representações sociais dos professores de Educação Física, focalizando como a docência em unidades públicas de Educação Infantil no Rio de Janeiro/RJ é atravessada pelo gênero, e seus possíveis impactos para os processos de ensino-aprendizagem. Para tal, adotamos a pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa, com o uso de um questionário estruturado, respondido por 11 professores. O exame crítico dos dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdos em diálogo com literatura dos Estudos de Gênero relacionados à docência em geral e sobre Educação Física na Educação Infantil. Os resultados indicam que as representações sociais de gênero que atravessa a docência masculina da Educação Física na Educação Infantil é complexo, havendo compreensões distintas, tais como: a forma de se comunicar com as crianças; a suposta aptidão natural com alguns conteúdos de ensino de cunho rítmico-expressivo; a visão utilitarista dos demais profissionais sobre a relação da figura masculina na compensação da ausência da figura paterna; o reforço de papéis sociais de gênero que associam os cuidados com as crianças às mulheres; assim como a desconfiança sobre os homens professores poderem participar desses cuidados com os corpos infantis e da sua educação.