Representações sobre o ensino da Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre o discurso de professores atuantes numa área de reserva feminina

Autores

  • Matheus Furtado Matos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fabiano Pries Devide Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0001-5878-9786
  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Docência, Gênero

Resumo

O objetivo deste artigo foi o de analisar as representações sociais dos professores de Educação Física, focalizando como a docência em unidades públicas de Educação Infantil no Rio de Janeiro/RJ é atravessada pelo gênero, e seus possíveis impactos para os processos de ensino-aprendizagem.  Para tal, adotamos a pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa, com o uso de um questionário estruturado, respondido por 11 professores. O exame crítico dos dados foi realizado por meio da Análise de Conteúdos em diálogo com literatura dos Estudos de Gênero relacionados à docência em geral e sobre Educação Física na Educação Infantil. Os resultados indicam que as representações sociais de gênero que atravessa a docência masculina da Educação Física na Educação Infantil é complexo, havendo compreensões distintas, tais como: a forma de se comunicar com as crianças; a suposta aptidão natural com alguns conteúdos de ensino de cunho rítmico-expressivo; a visão utilitarista dos demais profissionais sobre a relação da figura masculina na compensação da ausência da figura paterna; o reforço de papéis sociais de gênero que associam os cuidados com as crianças às mulheres; assim como a desconfiança sobre os homens professores poderem participar desses cuidados com os corpos infantis e da sua educação.

Biografia do Autor

Matheus Furtado Matos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Estudante de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Memrbo do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq entre 2020-2021.

Fabiano Pries Devide, Universidade Federal Fluminense

Professor Associado III do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lidera o Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero na Educação Física (GREGEF-CNPq). Coordenador do Grupo de Trabaho Temático Gênero do Colégio Brasileiro do Ciências do Esporte (CBCE). 

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (PROEF).

Membro da Direção Nacional do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF). 

Downloads

Publicado

2023-05-31