Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Contato
Search
Search
Cadastro
Acesso
Search
Search
Home
/
Archives
/
Vol. 10 No. 2 (2023): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#33)
Vol. 10 No. 2 (2023): Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal (RCC#33)
Published:
2023-05-31
Editorial
Infâncias e Aprendizagens
Danilo Luiz Silva Maia
2-3
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Maria das Graças de Paula Machado
6-7
PDF (Português (Brasil))
Censo em Debate
Docentes do Distrito Federal: o que dizem os resultados do Educacenso para o quinquênio 2016 a 2020
Lucilene Dias Cordeiro, Vanessa de Paula Reis
8-23
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Racismo estrutural do Brasil: eugenia e higienização governamental e as narrativas racistas na sociedade civil
Samuel Cesar Machado, Adeir Ferreira Alves
24-35
PDF (Português (Brasil))
A educação em busca do melhor de si: uma "transgressão bellhookiana"
Manoel Barbosa Neres
36-43
PDF (Português (Brasil))
Pedagogical practice of early childhood teachers in the municipality of Paragominas/PA
Francisca Janice Silva, Tânia Regina Lobato dos Santos
44-52
PDF (Português (Brasil))
The appreciation of bodily practices in early childhood education through play
Simar Pereira da Silva
53-60
PDF (Português (Brasil))
Youtubers mirins forjando identidades: uma análise do canal Planeta das Gêmeas
Aliandra Cristina Mesomo Lira, Daiane de Oliveira
61-72
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
"IT'S MAKE-BELIEVE LANGUAGE" REPORTS FROM A TEACHER, RESEARCHER, AND MOTHER ABOUT PLAY
Regina Jodely Rodrigues Campos Aguiar, Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino
73-80
PDF (Português (Brasil))
Gêneros textuais para apropriação da cultura e formação da cidadania na infância
Giorgia Edrysse Paixao de Queiroz
81-85
PDF (Português (Brasil))
Dossiê Temático
Prólogo
Flávia Martinelli Ferreira, Ingrid Dittrich Wiggers , Mayrhon José Abrantes Farias , Rhaisa Naide Pael Farias , Tayanne da Costa Freitas
90-91
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Entrevistas
Manuel Jacinto Sarmento's interview
Manuel Jacinto Sarmento
94-97
PDF (Português (Brasil))
Estudos da Infância no Brasil e sua influência no campo das políticas públicas e práticas pedagógicas
Angela Maria Scalabrin Coutinho
98-101
PDF (Português (Brasil))
As infâncias contemporâneas e as telas: entrelaces da pesquisa com crianças, mídias e educação
Gilka Girardello
102-104
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Artigos
In the name of the law: Political, institutional, and socio-economic implications after the first childhood law in Mendoza, Argentina (1995-2005)
José María Vitaliti
105-116
PDF (Português (Brasil))
CHILDREN'S PARTICIPATION IN THE FORMULATION PROCESS OF THE DECENNIAL MUNICIPAL PLAN FOR THE RIGHTS OF CHILDREN AND ADOLESCENTS IN FLORIANÓPOLIS
Juliana Schumacker Lessa, Elizete Rosane Vieira
117-128
PDF (Português (Brasil))
Bonecas no Instagram: a Barbie como dispositivo para compartilhamento de experiências cotidianas no digital
Joice Antonelli, Andrea Cristina Versuti
129-141
PDF (Português (Brasil))
Early childhood education and textbook:
a critical analysis
Tatiana Santos Arruda, Márcia Vânia Silvério Perfeito, Vânia Márcia Silvério Perfeito
142-153
PDF (Português (Brasil))
“Childhoods in plural”
The socialization in the (de)construction of racism and the possibilities of an anti-racist education
Aldenora Conceição de Macedo, Elna Dias Cardoso, Adeir Ferreira Alves
154-162
PDF (Português (Brasil))
Diverse childhoods: the role of play in development and inclusion in Early Childhood Education
Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda
163-169
PDF (Português (Brasil))
Representations on the teaching of Physical Education in Early Childhood Education: reflections on the discourse of teachers working in a female reserve area
Matheus Furtado Matos, Fabiano Pries Devide, Rodrigo Lema Del Rio Martins
170-179
PDF (Português (Brasil))
Pedagogia das Artes em “efeito cascata”: da formação continuada de coordenadores pedagógicos ao protagonismo infantil na “X Plenarinha - Arte”
Martha Lemos de Moraes, Rafaela Eleuterio Holanda, Márcia Ester de Souza Puglia Lima
180-193
PDF (Português (Brasil))
"The aunt can't choose because she is not a child": the participation of young children in research in the pandemic context
Débora Cristina Sales da Cruz Vieira
194-204
PDF (Português (Brasil))
Infância e pandemia no DF: reflexões sobre os impactos da crise na vida das crianças
Diego Barrios, Gleuze Pereira Marinho Moura, Ozenilde Santos do Nascimento
205-210
PDF (Português (Brasil))
Children's protagonism in pedagogical practices of physical education with theater, play and story telling in childhood education
Fernanda Mendes Franco, Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Valdete Côco, André da Silva Mello
211-223
PDF (Português (Brasil))
Physical Education in the early years of Elementary School through the eyes of children
Patrícia Manso de Lima, Jaciara Oliveira Leite
224-234
PDF (Português (Brasil))
Children's tessitures: first impressions
Léia Gonçalves de Freitas, Dayse Leite Pereira
235-245
PDF (Português (Brasil))
Minha brincadeira preferida: análise comparada de desenhos de crianças de uma escola do campo e uma escola urbana do Distrito Federal
Tayanne da Costa Freitas, Thainá Rodrigues de Moura Praça, Ingrid Dittrich Wiggers
246-256
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Resenhas
Outras geografias para outras relacionalidades
José Eduardo Gama Noronha
257-260
PDF (Português (Brasil))
The world drawn by children
Lucimara Gomes Oliveira de Morais, Angélica Aparecida Ferreira da Silva, Daniel Rodrigues Gonçalo
261-264
PDF (Português (Brasil))
Mãe de criança com autismo, inclusão e educação infantil: Processos da subjetividade contemporânea
Carolina Eckrich Canuto
265-268
PDF (Português (Brasil))
Dossiê - Relatos
Férias é tempo de viajar! Biblioteca como lugar de encontros e memórias
Ana Neila Torquato de Arimatéa Ferreira
269-276
PDF (Português (Brasil))
A reescrita literária como lugar de fala e as demandas infantis no enfrentamento à subalternização: relato de uma experiência pedagógica
Hugo Nicolau Vieira de Freitas
277-283
PDF (Português (Brasil))
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
Português (Brasil)
English