Infância e pandemia no DF: reflexões sobre os impactos da crise na vida das crianças

Autores

  • Diego Barrios UnB
  • Gleuze Pereira Marinho Moura
  • Ozenilde Santos do Nascimento

Palavras-chave:

Infância, Pandemia, Sociologia da infância, Pesquisa com crianças

Resumo

O trabalho analisa de forma crítica a temática da infância no contexto da epidemia do Coronavírus. Inicialmente, dialoga com as formulações teóricas do campo dos estudos da infância para dar visibilidade aos impactos diretos e indiretos da pandemia para as crianças, seja pela perda das atividades presenciais na escola, de suas rotinas e mobilidades; o afastamento em relação a familiares e pessoas queridas; a impossibilidade de ver amigos. Em seguida apresenta um relato de experiência de escuta das crianças sobre suas vivências na pandemia, seus sentimentos, medos e suas estratégias para lidar com o duro processo de enfrentamento do vírus. O relato diz respeito a uma iniciativa de escuta realizada em 2022 com crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Distrito Federal, onde uma das autoras atua como docente. A atividade consistiu na elaboração de desenhos sobre as memórias e vivências das crianças relativas à pandemia. O envolvimento com o desenho mobilizou o diálogo e o relato das crianças de memórias e situações vividas ao longo do confinamento. Houve um cuidado das pesquisadoras no processo de construção do consentimento das crianças para a participação na atividade proposta. Tal processo foi caracterizado pelo respaldo do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. As identidades e nomes originais das crianças foram preservados para não causar nenhum tipo de exposição. As crianças se posicionam diante dos impactos da pandemia e identificam aspectos positivos e negativos desse período. Por fim, o trabalho indica a necessidade de ampliar o alcance para conseguir integrar uma maior diversidade de infâncias aos processos de escuta das crianças em momentos de crise como o atual.

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Publicado

2023-07-03