“É língua de faz de conta” relatos de uma professora, pesquisadora e mãe acerca do brincar
Palavras-chave:
Brincar, Desenvolvimento humano, InfânciaResumo
O presente relato de experiência objetiva apontar reflexões acerca do brincar compreendendo-o como uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças. O percurso metodológico escolhido pautou-se na pesquisa qualitativa em que, sob as lentes epistemológicas da perspectiva histórico-cultural, principalmente por meio dos pressupostos de Lev Semionovitch Vigotski, seus colaboradores e autores contemporâneos, foram produzidas análises acerca dos episódios descritos neste trabalho. Compreendendo que um dos marcos da sociedade contemporânea é a existência de diversos papéis que são exercidos pelas mulheres em diferentes espaços que ocupam, buscou-se estabelecer uma relação profissional, acadêmica e pessoal com a temática, por meio da observação de diferentes aspectos da brincadeira a partir dos conhecimentos adquiridos em vivências na escola das infâncias, estudos do campo acadêmico e na maternagem, atribuindo assim sentido na trajetória de uma professora, pesquisadora e mãe. Os resultados apontam a importância do brincar na infância e a valorização dessa atividade na promoção do desenvolvimento infantil, sobretudo no contexto escolar.