“É língua de faz de conta” relatos de uma professora, pesquisadora e mãe acerca do brincar

Autores

Palavras-chave:

Brincar, Desenvolvimento humano, Infância

Resumo

O presente relato de experiência objetiva apontar reflexões acerca do brincar compreendendo-o como uma atividade essencial para o desenvolvimento das crianças. O percurso metodológico escolhido pautou-se na pesquisa qualitativa em que, sob as lentes epistemológicas da perspectiva histórico-cultural, principalmente por meio dos pressupostos de Lev Semionovitch Vigotski, seus colaboradores e autores contemporâneos, foram produzidas análises acerca dos episódios descritos neste trabalho. Compreendendo que um dos marcos da sociedade contemporânea é a existência de diversos papéis que são exercidos pelas mulheres em diferentes espaços que ocupam, buscou-se estabelecer uma relação profissional, acadêmica e pessoal com a temática, por meio da observação de diferentes aspectos da brincadeira a partir dos conhecimentos adquiridos em vivências na escola das infâncias, estudos do campo acadêmico e na maternagem, atribuindo assim sentido na trajetória de uma professora, pesquisadora e mãe. Os resultados apontam a importância do brincar na infância e a valorização dessa atividade na promoção do desenvolvimento infantil, sobretudo no contexto escolar.

Biografia do Autor

Regina Jodely Rodrigues Campos Aguiar, Universidade de Brasília

Regina Jodely Rodrigues Campos Aguiar é graduada em Letras e Pedagogia; mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE – UnB), especialista em Educação em e para Direitos Humanos na Diversidade Cultural (UnB) e em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural (Faculdade de Tecnologia de Palmas). Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e integrante do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (FEIDF). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2583651235758. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4622-5649. Contato: regina.jodely@gmail.com

Lúcia Helena Cavasin Zabotto Pulino, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PGPDE/IP/UnB) e o Programa de Pós- Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (CEAM/UnB). Graduada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de Ribeirão Preto (USP) ; Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência e Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de PARIS 8 e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Processos de desenvolvimento humano, Filosofia da Psicologia, Psicologia, Educação e Processos de subjetivação, Psicologia Política e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2023-05-31