Bonecas no Instagram: a Barbie como dispositivo para compartilhamento de experiências cotidianas no digital

Autores

  • Joice Antonelli UnB
  • Andrea Cristina Versuti Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Cultura infantil, Ecologia dos Meios, Redes sociais, Representação

Resumo

A boneca é um objeto-cultural que se relaciona à sociedade na qual está inserida, transformando-a por meio da imaginação. Durante séculos, ela era um objeto ritualístico do mundo dos adultos, que passou às mãos das crianças a partir do século XVIII. A boneca Barbie, lançada em 1959, revolucionou a forma de brincar com a boneca, demonstrando que artefatos midiáticos modelam os seres humanos ao mesmo tempo em que são modelados por eles. Ao convergir com outros meios, como computadores e smartphones, a boneca tridimensional se transforma num dispositivo e invade o mundo digital como representação de pessoas de carne e osso, adultos e crianças, que utilizam a boneca para compartilhar histórias e experiências na rede social Instagram. O objetivo deste artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, é analisar como a boneca, em particular a Barbie, é utilizada na rede social Instagram por perfis em língua portuguesa como dispositivo de compartilhamento de experiências no digital. A pesquisa de cunho qualitativo constatou que a maior parte dessas páginas (88%) é do tipo que definimos como Perfil Avatar, onde a boneca é próprio ator social e compartilha informações sobre seu dia-a-dia. Esse tipo de perfil demonstra como a convergência de um objeto tradicional como a boneca e o ciberespaço permite que usuários de todas as idades desenvolvam uma nova forma de compartilhar suas experiências cotidianas.

Biografia do Autor

Andrea Cristina Versuti, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação, Ciência e Tecnologia (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FE/UnB) na linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC).

Downloads

Publicado

2023-07-03