Gêneros textuais para apropriação da cultura e formação da cidadania na infância

Autores

  • Giorgia Edrysse Paixao de Queiroz Secretaria de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação Infantil, Gêneros Textuais, Cultura da linguagem, Transformação Social e Cidadania

Resumo

Esse é um relato experiência com resultados positivos para uma comunidade escolar, trata-se de uma ação pedagógica, desenvolvida no ano 2022, com uma turma de 2º Período, Centro de Educação Infantil – 05, São Sebastião – DF, na qual, as crianças foram incentivadas a praticar a comunicação na escola para ser aplicada na vida prática, através de uma linguagem direta e compreensiva com o contato e uso dos gêneros textuais presentes na sala de atividade, promovendo a cultura da linguagem na função social e na formação de comunicadores ativos, participativos que trocam informações, relacionam-se com meio e os demais agentes da educação escolarizada. Portanto, as ações educativas tinham o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e o crescimento de cidadãos conscientes do papel diante a sociedade desde a educação infantil. Essa ação pedagógica mobilizou toda a comunidade escolar e familiar no decorrer das execuções. 

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Publicado

2023-07-03