Minha brincadeira preferida: análise comparada de desenhos de crianças de uma escola do campo e uma escola urbana do Distrito Federal

Autores

Palavras-chave:

Infância, Crianças, Brincadeiras, Cultura escolar, Cultura infantil, Análise comparada

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar de forma comparada as perspectivas das crianças em relação à cultura lúdica infantil em duas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, uma escola do campo e outra escola urbana, privilegiando pesquisas com ênfase nas infâncias. Consideraram-se os desenhos produzidos pelas crianças a partir da temática de suas brincadeiras preferidas, bem como as observações retiradas da análise de duas dissertações de mestrado produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília, entre os anos de 2013 a 2015. Compreendeu-se que não houve um distanciamento profundo entre os dois contextos analisados. Além disso, conclui-se que há um contínuo estado de conflito entre a cultura escolar e a cultura infantil. Sobre os desenhos e suas brincadeiras prediletas, evidenciou-se ainda que a escola tem se tornado o principal lugar onde as crianças se reúnem, criando uma relação de interação e cultura entre pares, bem como apreendemos que ao brincar a criança experimenta a sua relação com o outro e com o mundo, aprende a se relacionar, não sendo assim, o brincar, um simples gesto mecânico, mas movimento dotado de intencionalidade, de significados, de emoção, de expressão e contextualizado culturalmente.

Biografia do Autor

Tayanne da Costa Freitas, SEEDF

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2020). Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (2015), Licenciada em Educação Física pela Universidade de Brasília (2004) e em Dança pelo Instituto Federal de Brasília (2013). Possui especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância (UFF, 2017) e em Educação Física Escolar (UGF, 2011). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e na Formação de professores na modalidade Educação a Distância. Membro do grupo de pesquisa Imagem - Grupo de pesquisa sobre corpo e educação (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9886738117032441), Faculdade de Educação Física, da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-07-03