Minha brincadeira preferida: análise comparada de desenhos de crianças de uma escola do campo e uma escola urbana do Distrito Federal
Palavras-chave:
Infância, Crianças, Brincadeiras, Cultura escolar, Cultura infantil, Análise comparadaResumo
Este estudo teve por objetivo analisar de forma comparada as perspectivas das crianças em relação à cultura lúdica infantil em duas escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal, uma escola do campo e outra escola urbana, privilegiando pesquisas com ênfase nas infâncias. Consideraram-se os desenhos produzidos pelas crianças a partir da temática de suas brincadeiras preferidas, bem como as observações retiradas da análise de duas dissertações de mestrado produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília, entre os anos de 2013 a 2015. Compreendeu-se que não houve um distanciamento profundo entre os dois contextos analisados. Além disso, conclui-se que há um contínuo estado de conflito entre a cultura escolar e a cultura infantil. Sobre os desenhos e suas brincadeiras prediletas, evidenciou-se ainda que a escola tem se tornado o principal lugar onde as crianças se reúnem, criando uma relação de interação e cultura entre pares, bem como apreendemos que ao brincar a criança experimenta a sua relação com o outro e com o mundo, aprende a se relacionar, não sendo assim, o brincar, um simples gesto mecânico, mas movimento dotado de intencionalidade, de significados, de emoção, de expressão e contextualizado culturalmente.