A valorização das práticas corporais na educação infantil através do brincar

Autores

  • Simar Pereira da Silva Secretaria de educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Práticas corporais, Educação Infantil, Brincar

Resumo

O trabalho tem como obejtivo identificar a diversificação das práticas corporais instrumentalizadas através do brincar na educação infantil, enfatizando a importância dessas práticas corporais e seus possíveis benefícios na valorização do desenvolvimento psicomotor, social e integral da criança nessa fase. O educador envolvido na educação infantil, etapa inicial da educação básica, deve valorizar o brincar, o prazer e a participação num todo, como forma qualitativa e estratégia pedagógica. O movimento corporal é a base para o fazer pedagógico da criança na educação infantil. Alguns tipos de práticas corporais indicadas para um bom trabalho psicomotor são indicados como brincadeiras que envolvam espaço, tempo e ritmo. Segundo Maluf (2009) as brincadeiras utilizadas como ação pedagógica beneficiam o desenvolvimento da criança, enriquecem seu saber, sua maneira de compreender o mundo.Justifica se refletir ações ligadas ao processo  de desenvolvimento humano, sobretudo na primeira fase da criança em um meio formal educacional, promovendo um legado inerente a cultura corporal, social e histórica do ser humano e sua trajetória de escola, aprendizagem e formação integral.

Biografia do Autor

Simar Pereira da Silva, Secretaria de educação do Distrito Federal

Simar Pereira da Silva, professora da educação básica da secretaria de estado de educação do Distrito Federal. Graduada em Pedagogia pela CESB/GO, graduada em Educação Física pela FACTU/MG. Especialista em Docência do Ensino Superior pela FACTU/MG. Especialista em Alfabetização e Letramento pela CESB/GO. Especialista em Educação especial e inclusão pela CESB/GO. Mestranda em educação física pela UNESP/UNB(PROEF). 

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Publicado

2023-07-03