A valorização das práticas corporais na educação infantil através do brincar
Palavras-chave:
Práticas corporais, Educação Infantil, BrincarResumo
O trabalho tem como obejtivo identificar a diversificação das práticas corporais instrumentalizadas através do brincar na educação infantil, enfatizando a importância dessas práticas corporais e seus possíveis benefícios na valorização do desenvolvimento psicomotor, social e integral da criança nessa fase. O educador envolvido na educação infantil, etapa inicial da educação básica, deve valorizar o brincar, o prazer e a participação num todo, como forma qualitativa e estratégia pedagógica. O movimento corporal é a base para o fazer pedagógico da criança na educação infantil. Alguns tipos de práticas corporais indicadas para um bom trabalho psicomotor são indicados como brincadeiras que envolvam espaço, tempo e ritmo. Segundo Maluf (2009) as brincadeiras utilizadas como ação pedagógica beneficiam o desenvolvimento da criança, enriquecem seu saber, sua maneira de compreender o mundo.Justifica se refletir ações ligadas ao processo de desenvolvimento humano, sobretudo na primeira fase da criança em um meio formal educacional, promovendo um legado inerente a cultura corporal, social e histórica do ser humano e sua trajetória de escola, aprendizagem e formação integral.